Após dois anos de paralisação por conta da pandemia, o projeto de aulas de judô e jiu-jítsu da Secretaria de Esporte de Santana do Deserto retorna na segunda semana de junho. Além do esporte, a ação busca trabalhar valores e o conceito de cidadania com os alunos, além de incentivar o relacionamento familiar. Podem participar todos os tipos de pessoas, desde crianças até idosos. Basta comparecer à Prefeitura da cidade, que está localizada a cerca de 50 quilômetros de Juiz de Fora, com documento de identidade e CPF para fazer a matrícula, que é gratuita, assim como as aulas.
Realizado desde 2014, o projeto conta com alunos vitoriosos em campeonatos regionais, brasileiros e até internacionais. O professor responsável pela parte técnica e pedagógica é Linus Pauling, morador de Juiz de Fora, mas que vai até Santana do Deserto para ministrar as aulas. “A importância do projeto é que, além de colocar o nome da cidade de Santana no mapa do cenário esportivo, com o destaque dos nossos alunos, tem a parte de promover a saúde como estilo de vida ativo com o esporte. Temos, também, um trabalho à parte de socialização, com valores de ética e cidadania”, conta o faixa preta de judô e jiu-jítsu à Tribuna.
Linus ressalta que a população não vai ter gasto nenhum, e que a proposta já possui frutos. “Temos vários medalhistas na cidade. Queremos nos destacar novamente no cenário esportivo e fazer um trabalho de consciência de respeito com a cidade, e também para as crianças e adolescentes com a escola”, conta o professor.