Site icon Tribuna de Minas

JF Open de Badminton é adiado para julho

PUBLICIDADE

A sexta edição do JF Open de Badminton, inicialmente agendada para ocorrer no mês de junho, como nas edições anteriores, foi adiada oficialmente para os dias 11 e 12 de julho, sem local definido, em função da pandemia de Covid-19, e caso Juiz de Fora já possa voltar a receber eventos esportivos nesta data. A decisão ocorreu na noite da última segunda-feira (4), após videoconferência com a presença de algumas das autoridades de Minas Gerais na modalidade. Em ascensão, o evento, que integra o calendário oficial de competições da Federação Desportiva de Badminton (FGBMG), reuniu, no ano passado, quase cem atletas entre 9 e 52 anos, com participantes também do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Participaram da reunião virtual o presidente da FDBMG, Daiverson Ferrari, além de representantes de equipes filiadas no estado, caso de Walter Moraes, da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont (Criap), além de profissionais de Belo Horizonte, Montes Claros e José Raydan. A Associação de Badminton de Juiz de Fora (ABJF) foi representada pelo mandatário da FDBMG. O mote da discussão foi a preocupação com a saúde dos atletas.

PUBLICIDADE

Como Juiz de Fora não pode receber eventos esportivos pelo decreto 13.929 da Prefeitura – medida de isolamento social para combater o aumento de casos do coronavírus-, e a pandemia ainda possui pico previsto para o próximo mês em Minas Gerais, foi deliberado que a realização do torneio não apenas seria postergada, como também novas restrições deveriam ser determinadas. Caso a competição ocorra na nova data, portanto, só poderão participar atletas filiados à FDBMG e que apresentem atestado médico assegurando aptidão física para a prática de atividades esportivas. O Open JF também só irá ocorrer nas categorias jovens, de 9 aos 18 anos, sem contar com as disputas adulta e master.

Segundo Walter Moraes, o Waltinho, diretor institucional da Criap, “permitir a participação apenas de filiados evita com que atletas de outros estados venham para Juiz de Fora nesse momento em que esperamos que a cidade já tenha sob controle os riscos de transmissão do novo coronavírus. Realizar a disputa apenas entre os jovens faz com que a competição seja mais enxuta, restringindo o deslocamento de um maior número de pessoas”.

PUBLICIDADE

Se não houver condições, ainda, da realização do evento em julho, foi decidido também que a competição será cancelada de forma definitiva.

Exit mobile version