O tradicional Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora, realizado há mais de três décadas na cidade, terá seu retorno depois de mais de dois anos parado por conta da pandemia. A competição será dividida em sete etapas, e a primeira delas, a 5ª Corrida do Laboratório Côrtes Villela, ocorre já neste domingo (5), com saída para os participantes adultos às 8h, e largada às 10h para crianças, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Com inscrições já encerradas, a disputa irá contar com 1.200 participantes, que deverão percorrer 6km de corrida ou 3km de caminhada.
A entrega dos kits dos atletas, todos com numeração e chip, acontece um dia antes do evento, neste sábado (4), das 13h às 17h, na unidade do Côrtes Villela Rio Branco Mais (Av. Rio Branco, 2891, em frente ao Empório Bahamas). Os inscritos com o kit ainda receberão brindes em uma “sacochila” de tecido. Já no domingo, antes da prova, haverá uma recepção com o DJ Otávio e alongamento com profissionais de Educação Física. Durante a prova, serão distribuídas garrafas de água a cada 2km, além de isotônico, frutas e barra de cereal na chegada. Todos os participantes que completarem o trajeto irão receber a medalha de finisher.
Importância do retorno do Ranking de Corridas
Segundo Lucas Leite, sócio da Vidativa, parceira do Côrtes Villela na realização da prova, “a falta de eventos de corrida durante a pandemia foi maléfica, mesmo que os atletas realizassem atividades físicas em casa. Conseguimos trazer as pessoas para a prática esportiva. Quando você não tem os eventos, as pessoas ficam em casa. Essa socialização e integração do público com o esporte é muito importante. Temos a prevenção da saúde e a promoção de qualidade de vida. Nos preparamos bastante para o retorno, vamos ter uma recepção bacana para os atletas inscritos”, garante.
Maior ganhador do Ranking de Juiz de Fora, Jocemar Corrêa também exalta o retorno do torneio. “Nós, atletas, treinamos para competir, e quando não tem disputa, ficamos desmotivados. Quando tem prova, a adrenalina, a cabeça e o coração ficam diferentes. É bom também rever os amigos, pessoas que não encontro tem muito tempo. Estou muito feliz, quero fazer uma boa prova e também levar o nome de Juiz de Fora para todo o mundo”, celebra o competidor.
Vencedor da Maratona de Niterói, o atleta acredita que o nível da competição de Juiz de Fora será alto, e acrescenta que conhece vários atletas que estarão na prova. “Quero muito ser campeão pela oitava vez no Ranking de Juiz de Fora. Pretendo ganhar, ao todo, dez títulos do ranking. Não vai ser fácil, tem muitos bons corredores. Trabalhando direito e focando nos treinos, dá pra tudo ocorrer bem”, declara Jocemar à Tribuna.
Percurso
Após a largada no Estádio Municipal, os corredores irão passar pela Rua José Appolonio Reis até cruzar a Avenida Paulo Boti, no Bairro Santos Dumont, e chegar à Avenida Eugênio do Nascimento, no Bairro Aeroporto. Será feito um retorno na mesma via, feito um contorno ao estádio até chegar próximo ao portão do Sesi. A partir disto, os atletas terão trajeto na Rua Engenheiro Valdir Pedro Monachesi, volta à Rua José Appolonio Reis e irão finalizar o percurso com uma volta no anel superior do palco esportivo.
Calendário de provas
As sete etapas do Ranking de Corridas de Juiz de Fora estão divididas entre os meses de junho e dezembro. A X Meia Maratona de Juiz de Fora, que será disputada em agosto, terá o maior percurso de todas as provas, com os tradicionais 21km no total.
5 de junho: V Corrida do Laboratório Cortes Villela
2 de julho: VI Tecnobit Night Run
28 de agosto: X Meia Maratona de Juiz de Fora
18 de setembro: X Corrida de Rua do Rodoviário Camilo dos Santos
16 de outubro: IX Corrida Solidária da Ascomcer
6 de novembro: V Corrida Unimed
11 de dezembro: Corrida Move IT Sports