Site icon Tribuna de Minas

Após 6.600 partidas classificatórias, Superliga de Xadrez ocorre neste sábado

PUBLICIDADE
Desde a primeira etapa, na Academia, dezenas de alunos participam da Liga X (Foto: Divulgação)

Neste sábado (5), às 14h, mais de 160 alunos-enxadristas disputam a Superliga de Xadrez, na Faculdade Suprema, competição que reúne os maiores pontuadores após cinco etapas da 11ª edição da Liga X, uma das principais disputas do esporte da mente escolar do Brasil. De maio até setembro, os cinco eventos mais populares de xadrez da região recebeu 1.320 inscrições, sendo 522 alunos diferentes de 44 instituições da cidade e até do Rio de Janeiro e de Brasília. Ao todo, 6.600 partidas foram realizadas neste período.

A entrada do público no evento é gratuita. Foram classificados para a Superliga os alunos-atletas que conseguiram somar ao menos 10 pontos durante o ano. Cada enxadrista realizou cinco jogos na etapa que participou, com um ponto conquistado por vitória. Como na Liga X, serão realizadas partidas de jovens a partir dos 6 anos, divididos em categorias, até a categoria livre (acima de 18 anos). Para os alunos que não classificaram para o evento de sábado, há a possibilidade de inscrição em disputa isolada, chamada de mistão escolar, no valor de R$ 40 até o sábado, entrando em contato com o diretor da Liga X, Haroldo Carvalhido, pelo Whatsapp no número (32) 98875-5538.

PUBLICIDADE
Segunda etapa foi realizada no Colégio Degraus (Foto: Divulgação)

Escolas premiadas

Das 44 instituições de ensino participantes ao longo da temporada, a coordenação da Liga X irá premiar as dez melhores classificadas também neste sábado. A primeira colocada é o Colégio Santa Catarina, com 704 pontos, seguido da Escola Municipal Gabriel Gonçalves da Silva (423,5 pontos) e do Colégio dos Jesuítas, em terceiro (347). Completam a relação das escolas do top 10 da Liga X, em ordem de posicionamento, os colégios Academia, Degraus e Equipe, a Escola Municipal Henrique José de Souza, e os colégios Tiquinho, Apogeu e Santos Anjos, este em décimo lugar.

Diretor da Liga X, o professor Haroldo Carvalhido afirmou ter conquistado o principal objetivo do evento, de fomentar a prática do xadrez nas instituições de ensino da cidade e região. “Queria também parabenizar todas as escolas que participaram, os diretores e coordenadores pelo incentivo ao xadrez. E se mais alguma escola precisar de ajuda, a Liga X tem um processo de implementação do xadrez que já funciona há 11 anos. E agradecer aos patrocinadores, que foram muito importantes nesse ano. A Liga X está aberta para receber novos apoios, é uma luta que não pode parar. Temos que seguir incentivando a prática do xadrez. São 11 anos anos de sucesso e vamos para a 12ª edição tentando chegar na marca de mil alunos competindo.”

PUBLICIDADE
Terceira etapa, no Apogeu (Foto: Divulgação)
Quarta etapa foi novamente no Degraus (Foto: Divulgação)
Quinta e última disputa da Liga X ocorreu no Colégio Academia (Foto: Divulgação)
Exit mobile version