Oito atletas de Juiz de Fora irão competir entre os melhores do país da bocha neste final de semana. Everaldo Medeiros, Francisco Farinelli (Chico), Francis Cipriani e Marcelo Faria, da equipe Bocha Casa D’Itália, além de Carlos Júnior (Juninho), Marcelo Corrêa (Marcelinho) e Marcos Moraes (Sacolé), da Estrelas de Minas, e de Yuri Botti, do Bola Show, estarão em ação em São Paulo, na categoria individual do Bolim de Ouro Brasil 2022, um dos principais eventos do esporte em âmbito nacional, a partir desta sexta-feira (2) e até o domingo (4).
Dos jogadores da ‘Azzurra Juiz-forana’, a Casa D’Itália, como divulgou a equipe à reportagem, apenas Chico não disputou o torneio no ano passado. Dentre todos os atletas de Minas, Francis tem a melhor colocação no ranking atual do Bolim de Ouro, estando posicionado em 24° lugar. Ele é o atual campeão mineiro individual, conquistando o título no torneio disputado em São João del Rei, em maio último.
Já em relação aos demais atletas mineiros inscritos no Bolim de Ouro, o América de São João del Rei será representado por Cydmar Oliveira e Antônio Soares (Amaral). A cidade de Belo Horizonte, por sua vez, terá um representante, Valtencir dos Santos (Gaúcho), do clube Palmeiras.
Mais de cem inscritos
Na nona edição do Bolim de Ouro, que acontece anualmente desde 2014, foram inscritos 116 atletas de todo o país. Em 2018, o catarinense Valdecir Garcia conquistou o título representando a Casa D’Italia, mediante parceria com a equipe de Juiz de Fora. Na ocasião, a conquista originou no primeiro título nacional para a bocha de Minas Gerais.
Os jogos da primeira fase desta competição nacional, que será temática da Copa do Mundo, serão disputados na região metropolitana de São Paulo e ABC Paulista. Oito clubes vão sediar a fase classificatória: Corinthians, AABB, Meninos FC, Indiano, Mesc, Piquery, Juventus e São José do Ipiranga.
A fase classificatória começa neste sábado, e a final irá ocorrer no dia seguinte, no clube Mesc, em São Bernardo do Campo (SP). Além dos brasileiros, a competição terá a presença de dois atletas vindos da Grécia e um da Argentina.