Site icon Tribuna de Minas

Prata em mundial e recordista sul-americano nos 400m ministra clínica em JF

PUBLICIDADE
Sanderlei Parrela estará em Juiz de Fora pela primeira vez para clínica com atletas e treinadores (Foto: Reprodução Facebook)

Entre segunda (7) e sexta-feira (11), um dos maiores nomes do atletismo brasileiro estará em Juiz de Fora para ministrar curso sobre a velocidade prolongada no atletismo. Sanderlei Parrela, vice-campeão mundial e recordista sul-americano nos 400m rasos, hoje treinador, com 44 anos, será o principal nome do evento na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Entre os temas que serão abordados pelo ex-atleta, Sanderlei conta que irá debater “os diferentes tipos de corredores, identificando os de velocidade prolongada, a contribuição dos sistemas energéticos e o treinamento para a prova dos 400m, a organização, periodização e planejamento do treinamento (macrociclos, mesociclos e microciclos), a preparação física e mental para a prova dos 400m, o funil de projeção de desempenho e a utilização dos circuitos nos treinamentos.”

PUBLICIDADE

O evento faz parte do programa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), voltado justamente à formação de jovens atletas de velocidade na modalidade. As inscrições, que eram gratuitas, já foram ocupadas e, portanto, encerradas. Sanderlei virá pela primeira vez ao município. “Nunca fui a Juiz de Fora e não conheço a cultura de corredores aí. Espero poder conhecer durante esta semana que ministrarei a clínica de velocidade prolongada”, destaca.

Vice-campeão mundial em Sevilha, na Espanha, em 1999, com o tempo de 44s29, o também recordista sul-americano, que acumula sete participações em mundiais, duas em Olimpíadas e duas em Pan-Americanos ao longo dos 20 anos como atleta, Sanderlei ainda aconselhou os atletas amadores da cidade e da região, bem como os jovens que desejam seguir em provas de velocidade.

PUBLICIDADE

“A dica que eu deixo é que procurem um profissional que possa lhes orientar da melhor maneira possível. O treinamento para a prova de velocidade prolongada não é fácil. É um treino complexo. Porém, com determinação e dedicação, os objetivos serão alcançados”, ressalta.

Exit mobile version