Site icon Tribuna de Minas

Ginásio Municipal segue com obras em andamento

Construção do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos foi reiniciada no início do mês de agosto, após dez meses de paralisação

PUBLICIDADE
Construção do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos foi reiniciada no início do mês de agosto, após dez meses de paralisação (Foto: Felipe Couri)

A proximidade cada vez maior da inauguração da Arena Faefid, localizada no Complexo Esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), traz a lembrança do andamento da construção de outro palco esportivo na cidade. As obras do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, o Ginásio Municipal, foram retomadas no último dia 3 de agosto, após paralisação de dez meses em virtude da desistência da empresa vencedora da licitação, Metalúrgica Valença Indústria e Comércio Ltda., do Grupo MBP, e troca de comando para o segundo colocado da concorrência, o Consórcio Conata Infracon.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras, após a retomada dos trabalhos, foram feitas, “inicialmente, a limpeza do terreno e montagem das estruturas típicas de canteiros de obras, tais como escritório, almoxarifado, vestiários e refeitório, entre outros. Atualmente estão finalizando a concretagem de uma escada externa e montando os andaimes e formas para retomada da concretagem da arquibancada estruturada, hoje parcialmente construída.”

PUBLICIDADE
Conforme contrato, a responsável pelo término da obra deverá finalizar o Ginásio até agosto de 2021 (Foto: Felipe Couri)

Ainda segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), toda a alvenaria e cerca de 80% das arquibancadas e demais estruturas em concreto armado estão construídas. Com a retomada da concretagem faltante, a estrutura metálica e a cobertura poderão ser instaladas. Numa próxima etapa, terá início a implantação das instalações hidrossanitárias. A Tribuna visitou o local na penúltima semana e presenciou os trabalhos realizados por 30 funcionários, número que deve ser elevado em breve para 40 profissionais. O Ginásio Municipal começou a ser construído em 2006. Desde então, acumulou mais de uma década de paralisações. O projeto contempla uma área de 6.920 metros quadrados com a projeção de receber até 5.500 espectadores em arquibancadas de quadra poliesportiva. Serão instalados ainda vestiários com acessibilidade, espaço multiuso para cursos de formação e aperfeiçoamento, sala de musculação e de descanso para os atletas, além de praça de alimentação.

Como previsto em contrato divulgado no Atos do Governo em maio deste ano, a empresa responsável pelo término da construção deve finalizar o Ginásio Municipal em 18 meses a partir do reinício das obras, ou seja, até agosto de 2021.

PUBLICIDADE
Exit mobile version