“Além de fazer boas campanhas nas competições que vamos disputar, o nosso foco, a partir de agora, é tentar negociar jogadores. E, para isso, nós montamos um elenco com um perfil mais comercial”, diz Nicanor Pires, diretor de futebol do Tupi, sobre o elenco apresentado junto à comissão técnica, na manhã deste sábado (1º), no CT de Santa Terezinha, para o início da temporada 2019. Trinta e um jogadores iniciam, neste sábado, a pré-temporada a partir da realização de exames clínicos no centro de treinamento. Sidimar, Leandro Brasília e Daniel Morais, que retornam ao Carijó, devem chegar no decorrer da próxima semana. “São atletas jovens, com potencial, somados a alguns experientes que nos darão essa sustentação. Vamos colher bons frutos em 2019”, afirma Nicanor.
Dentre os objetivos da nova política de formação do elenco, destaca-se a maior preocupação com o estado financeiro da agremiação, conforme Nicanor. “São jogadores com potencial para crescer. No elenco apresentado, temos três jogadores com passaporte europeu. Isso chama muito a atenção do mercado lá fora. O jogador se destaca no Campeonato Mineiro e facilita uma eventual negociação. O Tupi, então, teria o retorno que espera e precisa para tentarmos manter uma saúde financeira melhor do que a gente vem tendo”, analisa. Como parte do projeto, o clube pleiteia a participação no Campeonato Mineiro sub-20, “ainda pendente por alguns detalhes”.
Além do elenco, a comissão técnica, liderada por Aílton Ferraz, também foi apresentada. O treinador segue à frente do Tupi após o descenso para a Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada, mas, agora, respaldado pela pré-temporada de aproximadamente dois meses. “A pré-temporada é essencial. O ideal é treinar forte, descansar e se alimentar bem, fora a união. Estão todos juntos e se conhecem um pouco mais. A gente vai procurar batalhar em cima disso para fazer uma grande pré-temporada”, responde o técnico, cujo novo vínculo com o Tupi se estende até o fim da campanha na quarta divisão nacional.
A respeito da formação do elenco, Aílton confirma que, apesar de já estar acertado com o Tupi desde outubro de 2018, participou apenas da aprovação de nomes já conhecidos, como Vilar, Sidimar, Afonso e Leandro Brasília. “É um grupo que a diretoria montou. Eu não trouxe a maioria. São jovens para eu avaliar.” O comandante ainda endossa as críticas da diretoria ao grupo de jogadores que assumiu nas rodadas finais da Série C. “O perfil tinha que mudar. O perfil do grupo que ficou na minha mão ao fim da Série C foi horrível. Então esse vai ser mudado. Tudo aquilo que vi de errado não vai ter no grupo agora. Para prosseguir comigo, vai ser da forma que eu quero.”
Pré-temporada
O primeiro jogo-treino da pré-temporada será realizado em 15 de dezembro, com adversário a ser definido – uma equipe amadora, conforme Nicanor. Em 22 de dezembro, o Carijó enfrentará a Cabofriense (RJ), em Vassouras. Já em 27 de dezembro e 12 de janeiro, o Bangu (RJ) será o adversário em amistosos realizados em Juiz de Fora e Pinheiral (RJ). A diretoria Carijó ainda trabalha com a possibilidade de novo teste em 5 de janeiro.
Trabalharão junto a Aílton na comissão técnica o auxiliar Beto, ex-jogador do próprio Carijó, além do preparador físico Thiago Meltz, do fisiologista Guilherme Stroppa, do preparador de goleiros Hugo Rodrigues, do fisioterapeuta Juan Mendes, do massagista Adeil de Souza, dos médicos Hélio Fádel e Leonardo Fortuna e do roupeiro Celso “Boró”. As sessões de treino iniciam-se já neste domingo (2) no CT de Santa Terezinha.
Comprometimento
Assim como Aílton Ferraz, Nicanor também foi questionado a respeito da cobrança da diretoria e da comissão técnica sobre o comprometimento dos jogadores com o clube. “Cobraremos diariamente. São atletas jovens que buscam o crescimento, que têm o sonho de jogar em grandes clubes, de ter uma situação financeira mais tranquila. Às vezes, o atleta que já rodou por vários clubes não tem mais esta ambição. Por isso a falta de comprometimento. Com esses jogadores não, vai ser diferente”, avalia. Para o diretor de futebol, o suporte de jogadores como Ricardo Vilar, Sidimar, Leandro Brasília e Daniel Morais. “Não tenham dúvidas que terão comprometimento com a instituição e com a cidade, e teremos um grande ano em 2019.”
A postura de Vilar para com o Tupi foi endossada por Nicanor. Na última quarta (28), o goleiro teria recebido uma boa proposta com um tempo de contrato maior, mas, conforme o diretor, recusada em razão do compromisso já firmado. “O Villar é uma referência para a gente. Tanto técnica quanto de postura, dedicação e profissionalismo. É um atleta que vai servir de espelho. Esse comprometimento dele com o Tupi é fundamental”, ressalta Nicanor.
No que diz respeito à possibilidade de desconfiança do torcedor em razão do elenco majoritariamente desconhecido, Aílton Ferraz destacou o trabalho e o comprometimento como soluções. “São jovens em quem a gente acredita, porque, sem dúvidas, estão querendo espaço e ele está sendo dado. Se souber aproveitar, vai embora.” Aílton pediu ainda aos torcedores de antemão que deem chances ao trabalho. “Fui torcedor, mas só criticava quando terminava. Nunca critiquei a minha equipe enquanto ela estava jogando e nem antes de conhecer. O mal nosso é pré-julgar as situações.”
Reestruturação do marketing
Junto ao diretor de futebol, Nicanor Pires, participaram da apresentação do elenco e da comissão técnica a presidente do Tupi, Myrian Fortuna, o diretor comercial, Bernardo Fortuna, e Diogo Garcia, novo diretor de marketing, departamento reestruturado pela alta cúpula do clube. Dentre os projetos apresentados pelo núcleo, está a construção de uma loja oficial do Tupi em Juiz de Fora, o licenciamento de produtos, a reformulação do programa de sócio-torcedor e a instalação de um camarote destinado aos patrocinadores no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio em jogos de mando de campo do clube.
Entretanto, para além das propostas, a mudança na fornecedora de material esportivo é a principal realização. Após o rompimento com a GSports Equipamentos, Tupi e o Grupo Embratex Sport assinaram um vínculo de fornecimento válido por três anos. “O Tupi vai ter o dobro do enxoval que tinha antes, vai ter uma qualidade de uniforme melhor do que tinha antes e, mais importante de tudo, para trabalhar a comercialização em pontos de venda. O Tupi vai ter uma parte das vendas de camisa em royalties”, explica Diogo.
Atualmente, a marca patrocina América (RN), Americano (RJ), Boa Esporte (MG) e Criciúma (SC). “A Embratex, financeiramente, fez uma proposta muito positiva para o Tupi. Foi um somatório de aspectos que nos levou à mudança, como a qualidade do material, os royalties e a comercialização”, justifica Diogo.
Confira abaixo a relação de todos os atletas contratados:
Goleiros
Ricardo Vilar
Alexandre Azizi
Paulo Vitor
Davyd
Zagueiros
Matheus Miguel
Luiz Ricardo
Guilherme Henrique
Lauro Victor
Gustavo Rodrigues
Sidimar
Laterais
Afonso
Pablo Santos
Cleiton Silva
Mateus Santos
Leonardo Felipe
Volantes
Eduardo Nardini
Gabriel de Melo
Luiz Fernandes
Luiz Fernando
Rodrigo Souza
Samuel Spineli
Leandro Brasília
Meia
Hugo Rodrigues
Paulo Vitor
Samuel Mequias
Atacantes
Daniel Morais
Breno
Vitor Ruas
Patrick Moura
Cidcley
Gustavo Miranda
Washington César
Marcos Vinícius