O encerramento do 32º Pro Tork Ibitipoca Off Road (IOR) foi marcado pela premiação de 35 campeões nas 24 categorias das motos e carros neste domingo (31), na Faculdade Suprema. Após dois dias de provas entre Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca, o paranaense Emerson Loth Bomba foi o vencedor da principal disputa do evento, a elite nas duas rodas. Mais de 550 amantes do off road participaram do rally considerado o mais charmoso do Brasil, pelas paisagens em meio às trilhas de elevada demanda técnica.
Este foi o segundo título do piloto no IOR, desta vez na apelidada “Edição Memorável”, superando Luciano Vasconcelos Paiva, de Sete Lagoas (MG), que defendia o título e terminou com o vice-campeonato. Rodrigo Souza, de Barbacena (MG), levou o bronze.
“Ibitipoca Off Road nesse ano, na minha opinião, se superou na parte técnica. Uma prova excelente. É um prazer vencer essa ‘Edição Memorável’, lutei muito e não tem outra palavra pra definir a prova: foi memorável mesmo, invejável, admirável, faltam palavras pela dedicação que o Thiago e o Manoel tiveram com a prova. Muito feliz com a vitória”, declarou Bomba após receber seu troféu, em transmissão ao vivo realizada pelo evento nas redes sociais.
Já na categoria master entre os carros, a vitória ficou em casa. Anibal Maini Vieira e Fernando Torquato, piloto e navegador, respectivamente, comemoraram o título, com Marcelo Jucá e Lucca Carvalho Ribeiro em segundo, também de JF, e Paula Breves e Vilma Rafael na terceira colocação, dupla do Rio de Janeiro (RJ).
“Foram sete anos tentando, desde a primeira vez que eu corri. Falei que queria ganhar isso, um dia chegaria lá. E hoje a gente conseguiu, graças ao navegador Fernando Torquato, sinistro, mandou bem pra caramba”, agradeceu Anibal. “Graças à equipe, todo mundo colaborou. (O troféu) vai pra estante principal de casa”, acrescentou Fernando.
Ao fim do Ibitipoca Off Road, um dos organizadores, Thiago Resende, festejou o feedback dos participantes e explicou o apelido da atual edição. “Missão cumprida. Ano passado, em novembro, deram essa tarefa pra gente. Quando os pilotos chegaram, falaram que a prova tinha sido sensacional e que seria difícil a gente fazer uma edição tão boa quanto no ano passado. Daquele momento, eu saí daqui com meu pai (Manoel Resende) e já começamos a trabalhar nessa nova edição. Queríamos que fosse memorável. Exploramos muitas trilhas boas, novas, e escutar o relato desses pilotos hoje, tanto os novatos quanto os experientes, falando que foi a melhor edição de todos os anos, além de ser a melhor prova que já correram na vida deles, é muito gratificante. Conseguimos cumprir o que prometemos”, relatou.
Campeões e resultados do 32º IOR
Ao todo, 24 categorias foram premiadas, com 35 campeões, entre pilotos e navegadores. Confira toda a relação, com detalhes dos resultados em anexo.
MOTOS:
CATEGORIA ELITE: Emerson Loth Bomba – Curitiba (PR)
CATEGORIA GRADUADO: Saulo Mateus Bolandini – Juiz de Fora (MG)
CATEGORIA OVER 40: Dário Júlio – Lavras (MG)
DUPLA GRADUADO: Gabriel Carneiro Calçado/Rogério Toledo Filho – Ubá (MG)
BRASIL GRADUADO: Jean Pablo Teixeira – Lima Duarte (MG)
OVER 45: Cláudio Hiert – Toledo (PR)
INTERMEDIÁRIA: José Victor Nascimento Silva – Lavras (MG)
OVER 50: Fábio Manoel de Souza Pontes – Belo Horizonte (MG)
BRASIL INICIANTE: Gabriel Amaral Ferreira – Moema (MG)
DUPLA OVER 35: José Lessa Lopardi/Domingos Caputo – Matias Barbosa (MG)
DUPLA JÚNIOR: Noé de Oliveira Júnior/Pedro Araújo – Formiga (MG)
DUPLA OVER 45: Saul Zakkour/Wenderson Nenel – Rio de Janeiro (RJ)
OVER 55: Edson de Castro Maciel – Lagoa da Prata (MG)
OVER 60: George Parik – Jandira (SP)
FEMININO: Bárbara Neves Gonzaga – Aparecida de Goiânia (GO)
NOVATO: José Júnior – Belo Horizonte (MG)
DUPLA NOVATO: Francisco José da Silva/Luiz Henrique Pissolati – Antônio Carlos (MG)
PAIS E FILHOS: Gabriel Lancini e Thanus Lancini – Juiz de Fora (MG)
CATEGORIA GPS: Geraldo José Teixeira Neto – Paraopeba (MG)
CARROS
CATEGORIA MASTER: Anibal Maini Vieira/Fernando Torquato – Juiz de Fora (MG)
GRADUADO: Antonio Miranda Ribeiro Filho/Marcelo Almeida Novaes – Guarani (MG)
TURISMO: Guilherme Almeida da Fonseca/Leonardo Gimenes Sato – Juiz de Fora (MG)
NOVATO: Guilherme Pereira Gomes/Leonardo Pinto de Paula – São João Nepomucenco (MG)
PAIS E FILHOS: Sandro Laguardia/Bernardo Laguardia – Juiz de Fora (MG)
RESULTADOS:
Ibitipoca 2022 – Ranking Motos
Ibitipoca 2022 – Ranking Carros