Marcando o aniversário do município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) inauguraram, nesta segunda-feira (31), a Sala do Empreendedor em Juiz de Fora. Conforme a PJF, este será um espaço para simplificar e melhorar o ambiente de negócios na cidade. O intuito é facilitar os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, oferecendo serviços exclusivos e capacitações. A inauguração ocorreu em ato simbólico no início da noite, no Anfiteatro João Carriço, no Paço Municipal, Centro.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, explicou que a Sala do Empreendedor integra um programa de redução de burocracia no município, anunciado pela Prefeitura nos primeiros cem dias de gestão da prefeita Margarida Salomão. “A inauguração da Sala do Empreendedor é uma das iniciativas dentro do ‘Desenrola Juiz de Fora’, em que pretendemos melhorar o ambiente de negócios da cidade para que ela possa se desenvolver e ocupar o lugar que merece na economia mineira e na economia nacional”.
A secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, destacou a importância do projeto para a Administração municipal. “Este é mais um importante passo na dinamização dos serviços administrativos municipais, dessa vez tendo como alvo a política de desburocratização e incentivo aos empreendedores de Juiz de Fora”.
Serviços
Na Sala do Empreendedor, microempreendedores individuais (MEIs) e Médias Empresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP) contarão com informações sobre o processo de registro, licenciamento municipal, emissão de guias de recolhimento de taxas municipais, processo de alteração e baixa e orientação para participação em processos de compras públicas municipais.
Os serviços oferecidos incluem consulta de viabilidade; formalização, alteração e baixa para MEI; emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI); e procedimentos para o licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas. O espaço contará com programações regulares de capacitação para os empreendedores.
“A Sala do Empreendedor é um ganho histórico para o município, pois aproxima o Poder Público dos empreendedores, que são a principal potência em geração de emprego e renda no Brasil. Busca a simplificação de processos para a abertura de empresas e melhoria constante no ambiente de negócios em Juiz de Fora, para promover o desenvolvimento sustentável e competitivo”, afirmou Diego Farnezi, coordenador da Sala do Empreendedor.
O espaço físico da “Sala do Empreendedor” funcionará no térreo do Paço Municipal, localizado no Parque Halfeld, das 13h às 17h30. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o atendimento deverá ser agendado por meio dos telefones 2104-8166 e 98439-1918.