Site icon Tribuna de Minas

Novo sistema de NFS-e da PJF começa neste sábado

PUBLICIDADE

Os contribuintes de Juiz de Fora passarão a contar, a partir deste sábado, com novo sistema de emissão e declaração de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e). A mudança trará facilidades para os mais de 13 mil usuários no município. Entre as inovações está a centralização do serviço. Com a nova ferramenta será possível efetuar tanto o processo de emissão da nota fiscal como o de escrituração do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) em um só ambiente. Além disso, a geração do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) passará a ser efetuada automaticamente pelo sistema, não sendo mais necessário o cálculo manual realizado pelo contribuinte.

De acordo com o subsecretário de Receita da Prefeitura de Juiz de Fora, Sérgio Rocha, o novo sistema vai permitir que o prestador de serviço tenha um avanço em relação ao sistema já existente. “O novo programa terá, por exemplo, um sistema de alerta fiscal, com o cruzamento de informações automáticas. Isso vai permitir um maior controle de emissão de documentos fiscais, integrando, inclusive, a gestão do Simples Nacional. Para garantir a segurança do sistema, estamos trabalhando em conjunto com subsecretaria de tecnologia da informação”, afirma Sérgio.

PUBLICIDADE

Apontado como um dificultador pelos usuários, por conta dos constantes travamentos, a instalação de programas auxiliares para a emissão da nota fiscal, como o Java, não serão mais necessários, pois o novo sistema será mais rápido e permitirá que os contribuintes emitam notas através de smatphones ou tablets. Segundo o gerente do Departamento de Receita Mobiliaria(DRM) da prefeitura de Juiz de Fora,Vicente Fortuna Abrantes, o novo sistema seria implantado no dia 1º de março, mas o prazo foi postergado para que contadores e empresas pudessem ter um maior conhecimento sobre o funcionamento do programa.

“A nossa intenção é reduzir o erro na emissão de notas fiscais, por isso durante a implantação do novo sistema, contamos com o acompanhamento de vários contadores, que são os principais usuários e eles pediram para adiarmos o lançamento para 1° de abril, para terem mais segurança ao utilizá-lo. A intenção da mudança é que a acessibilidade seja maior, pois hoje são três sistemas funcionado paralelamente, agora será apenas um”, explica Abrantes.

PUBLICIDADE

Por conta da mudança, o atual sistema foi encerrado às 18h desta sexta, e o novo programa começa a funcionar às 8h deste sábado. Vicente Fortuna Abrantes, lembra que nesse período, algumas empresas, que foram cadastradas previamente, poderão emitir nota fiscal. Além disso, o gerente do Departamento de Receita Mobiliaria explica que, para sanar eventuais dúvidas durante o processo de migração, a Prefeitura manterá plantão de atendimento das 8h às 18h, através dos telefones 3690-7087, 3690-7316 e 3690-7417. Após a implantação do sistema, haverá equipe especializada no Plantão Fiscal da PJF (Avenida Brasil 2.001, 2º andar, Centro)para dar suporte com atendimento presencial previamente agendado por telefone 3690-7563.

Exit mobile version