Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora gera mais de 450 postos de trabalho formal em novembro

PUBLICIDADE

Novembro teve saldo positivo entre o número de pessoas empregadas e demitidas em Juiz de Fora. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28), no último mês a cidade criou 452 empregos formais: foram 4.681 pessoas admitidas e 4.229 pessoas desligadas.

O setor que mais criou oportunidades foi o comércio; 472 novas vagas foram criadas. Por outro lado, a construção civil perdeu postos de trabalho, o resultado entre o número de admissões e desligamentos apontou para menos 153 vagas no setor. Além da construção, a agropecuária também fechou o mês no vermelho, com a perda de 15 postos. O setor de serviços e a indústria tiveram boa performance, criando, respectivamente, 136 e 12 oportunidades formais.

PUBLICIDADE

De acordo com Gabriela Martins, economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a liderança do comércio como o setor que mais contratou em novembro se explica por fatores como a Copa do Mundo, “black friday” e festas de fim de ano. No entanto, esse “boom” das contratações geralmente ocorre em dezembro, mas este ano aconteceu um pouco mais cedo. “O aumento das contratações no período, além de ser um comportamento sazonal esperado, ainda sofreu interferências externas positivas para o aumento de demanda por mão de obra no setor.”

Novembro abaixo da média

Em retrospectiva, este foi o pior novembro para geração de empregos, pelo menos até 2020, quando houve a mudança da metodologia do Caged e os dados passaram a ser contabilizados. Em plena pandemia da Covid-19, Juiz de Fora tinha gerado 957 postos de trabalho em 2020. Em 2021 o cenário foi ainda mais positivo, com 1.546 novas vagas formais na cidade. Já em 2022, o saldo entre admissões e demissões resultou na criação de apenas 452 postos.

PUBLICIDADE

No entanto, a cidade segue para o fim do ano com a expectativa de fechar 2022 em crescimento. As mais de 450 oportunidades geradas em novembro elevam o saldo positivo de 2022 para 4.851 novas vagas de trabalho.

Minas Gerais registra 4.279 novos postos criados

PUBLICIDADE

Segundo o Caged, em Minas Gerais, no mês de novembro foram registradas 185.845 admissões contra 181.566 desligamentos, um saldo positivo de 4.279 novos postos criados. É o décimo mês consecutivo que o estado aponta crescimento. Assim como em Juiz de Fora, o setor que liderou a geração de empregos foi o de comércio, com 9.725 novos postos, seguido pelo de serviços (3.359). O grupamento que apresentou maior crescimento no período é composto por três segmentos, que unem comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas; comércio por atacado (exceto veículos automotores e motocicletas); e comércio varejista.

Exit mobile version