Site icon Tribuna de Minas

JF fica com apenas 50 das quase 20 mil vagas do MedioTec no estado

PUBLICIDADE

Dentre as quase 20 mil vagas oferecidas pelo MedioTec em Minas Gerais, 19.803, em cursos técnicos gratuitos a alunos que cursam o ensino médio na rede pública de ensino, Juiz de Fora ficou com uma pequena parcela de 50 vagas para o curso de técnico de administração. No país, o programa do Ministério da Educação (MEC) oferece 107.465 oportunidades em 131 cursos. Na modalidade, não há prova seletiva nem cobrança de taxas. O curso acontece em paralelo com o ensino médio, sempre no contraturno, de forma que, ao concluir os estudos, o aluno também conte com o diploma técnico. O objetivo é capacitar o jovem e facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho. O MedioTec é definido como “uma nova ação estratégica do Pronatec”, direcionada especificamente para o ensino médio.

Em Juiz de Fora, o processo seletivo já foi realizado e está finalizado. O início das aulas está previsto para acontecer junto com o calendário do segundo semestre do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) – Campus Juiz de Fora, que vai oferecer o curso. O IF Sudeste foi procurado, mas não retornou as ligações.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio de sua assessoria, afirmou que o Estado atua como parceiro no processo de seleção dos alunos. Os interessados realizam inscrição pela internet. O sorteio público aconteceu no dia 22 de junho, respeitando as cotas de 65% das vagas aos beneficiários do Programa Bolsa Família, 10% aos jovens com deficiências e aqueles em medidas protetivas e socioeducativas e 25% para a ampla concorrência. O resultado final foi divulgado no dia 14 de julho. A relação de contemplados está disponível no site www.educacao.mg.gov.br.

Para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento, é comum os jovens se interessarem mais por cursos ligados à informática, mas, na sua opinião, é importante que pesquisem sobre outras possibilidades, conhecendo novas carreiras e as opções disponíveis no mercado. “Existem muitas áreas com demanda e sem profissional formado.” A secretária destacou a necessidade de que pais e familiares estejam presentes nesse momento. “A família é fundamental. Muitas vezes, o jovem não despertou ainda para o mercado, e a família pode mostrar as oportunidades e os caminhos possíveis.”

PUBLICIDADE

Mapa de oportunidades

Sobre a definição do quantitativo de vagas por município, a SEE informou que é de competência do Governo federal. Já o MEC, por sua vez, afirmou que “a oferta dos cursos teve como base tanto um mapeamento de empregabilidade a longo prazo quanto o de demandas regionais”. Sobre a possibilidade de abertura de novas vagas a cidade, o posicionamento da SEE é que provavelmente não deve acontecer este ano.

No mapa das vagas, Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de oportunidades dentro do MedioTec. Sozinho, concentra 19% das vagas oferecidas. Segundo o MEC, o número se justifica pelo grande número de indústrias e rede técnica, formada por seis institutos federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), além de várias escolas técnicas estaduais. O segundo estado com maior número de vagas é Goiás (11.572), seguido de São Paulo (9.525) e Bahia (6.133).

PUBLICIDADE
Exit mobile version