Encerrando as atividades do 15º Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil (Minascon), a Mostra Mega Tendências mostrou ao público as inovações realizadas no setor da construção civil no Brasil e no mundo. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz Carmagos; e o professor de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mateus Van Stralen.
Na sequência, foi realizada a palestra “Design e Inovação na Era Digital” com o arquiteto especialista em habitação, design contemporâneo e cibercultura, Guto Requena. A segunda apresentação foi feita pelo engenheiro de robótica Casey Hemingway, que mostrou o projeto de construção feito pela empresa holandesa MX3D por meio da tecnologia de impressão 3D.
“A empresa europeia lidera o projeto da construção de uma ponte de aço em um dos mais famosos canais do centro de Amsterdam, o Oudezijds Achterburgwal. O trabalho foi feito inteiramente por robôs controlados por software”, informou a organização do evento. A impressão 3D é um processo de criação de objetos físicos de forma tridimensional camada por camada, a partir de uma projeção digital. O uso desta tecnologia na construção vem crescendo nos últimos anos ao redor do mundo.
LEIA MAIS:
- Voltada para construção civil, Minascon começa hoje em JF
- Minascon discute novas tecnologias e reinvenção da indústria
Agita Talks
Também no último dia de evento, o público se informou sobre o programa Agita Zona da Mata, iniciativa da Escola do Sebrae que oferece suporte a novas ideias por meio de um ambiente de aprendizado e oportunidades com foco na vivência de mercado, que será realizado no dia 20 de outubro. Na ação realizada dentro da programação do Minascon, intitulada “Agita Talks”, foram apresentados cases das startups Influenzer e VG Resíduos como forma de incentivar empreendedores a desenvolverem novos negócios.
Concurso
No encerramento do Minascon, o público também conheceu os vencedores do concurso “A Ponte”, que desafiou dez duplas de alunos dos cursos técnicos em edificação e construção civil e de graduação em arquitetura e engenharias a criarem e executarem o projeto de uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. Os protótipos deveriam resistir ao peso de cargas crescentes para a avaliação de desempenho estrutural. A dupla vencedora foi Alan Gonçalves Fonseca e Tiago Mateus Krepp, estudantes de engenharia civil da UFJF. O segundo lugar ficou com Reinaldo Aparecido e Marcela Nascimento, estudantes de engenharia civil da Facsum. A premiação era de R$ 2,5 mil para o primeiro lugar, e dois tablets para a segunda colocação.