O primeiro mutirão de empregabilidade de Juiz de Fora, o GerAÇÃO JF – Emprego, Renda e Negócios, acontece neste sábado (28), no Parque Halfeld. Das 9h às 17h, a principal praça da cidade contará com oportunidades de emprego, capacitação, orientações e informações para quem deseja gerar renda, seja por meio do mercado de trabalho formal, empreendedorismo ou autogestão e organização coletiva do trabalho.
No total, equipes de recursos humanos de cerca de 15 empresas e entidades representativas receberão currículos para o preenchimento de mais de 700 vagas. Os interessados devem consultar as oportunidades de interesse, por meio deste link, e preparar o currículo de acordo com as exigências. Os profissionais devem se atentar aos documentos exigidos para cada vaga e levar o currículo impresso, um para cada oportunidade de interesse.
Estarão presentes no evento a gerência regional do trabalho, do Ministério do Trabalho, com orientações sobre carteira de trabalho e direitos dos trabalhadores; e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Secretaria de Assistência Social, dando encaminhamentos para serviços, programas e benefícios sociais e documentação civil. Também haverá cadastro e divulgação de cursos gratuitos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e Instituto Mix (Fort Educação).
Interessados em participar do evento também podem fazer pré-inscrição. O objetivo é agilizar o atendimento e triagem dos participantes no dia do evento. Para se inscrever, o candidato deve acessar este link e preencher os dados solicitados, informando o serviço que pretende acessar.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor estará aberta para atendimentos. Os serviços incluem análise de viabilidade; abertura e legalização de empresas; formalização; alteração e baixa de MEI; Emissão de guias de pagamento e do certificado CCMEI; consulta de débitos e parcelamento MEI; declaração anual (DASN), além de orientações sobre processo de registro de empresas e MEI; licenciamento municipal; legislações de uso e ocupação do solo; criação de cooperativas e associações.
A Vigilância Sanitária esclarecerá dúvidas sobre o processo de licenciamento sanitário. No evento, também será possível saber mais sobre economia popular solidária, participação em feiras, além de orientações sobre a Carteira Nacional do Artesão.