Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora cria 215 empregos formais em setembro

PUBLICIDADE

Juiz de Fora registrou saldo positivo de 215 vagas com carteira assinada no mês de setembro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (26). O município teve 4.622 admissões e 4.407 desligamentos no mês passado. Dentre os setores contemplados na análise, o que registrou o maior saldo foi o de serviços, com 298 empregos criados. O comércio terminou o mês abrindo 96 oportunidades, enquanto na indústria foram criadas 65 vagas. A pior performance foi do setor da construção, que registrou saldo negativo de 244 postos de trabalho.
Em comparação com o resultado de setembro de 2020, Juiz de Fora registrou queda no número de novas vagas criadas em 2021. No ano passado, o município apresentou estoque de 470 empregos formais, com 3.907 admissões e 3.437 desligamentos. Na comparação entre esses dois períodos, três setores apresentaram grandes variações: o de construção, o de comércio e o de serviços.

Sinduscon-JF aposta em recuperação

A construção civil, que fechou setembro do ano passado com a criação de 22 postos de trabalhos, registrou estoque negativo de 244 empregos este ano. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon, o resultado negativo deste mês é um problema pontual. “As vezes, é um mês em que muitas obras terminaram, e as empresas acabaram desligando esses trabalhadores. Nos próximos meses, nós podemos ter várias obras iniciando, o que faz com que essas pessoas sejam contratadas novamente. O cenário aqui em Juiz de Fora está se comportando bem, com uma ligeira tendência de aumentar o número de lançamentos até o final do ano.

PUBLICIDADE

Eu acho que, em novembro e dezembro, vamos ter uma recuperação dessas vagas de emprego.”
Já o comércio conseguiu manter o saldo positivo com 96 postos de trabalho, mas teve queda no desempenho, visto que, em setembro do ano passado, o estoque registrado pelo setor era de 325 empregos. Segundo o presidente do Sindicomércio, Emerson Belotti, esse resultado foi menor, porque muitos setores ainda estão se recuperando dos reflexos da pandemia. “Setembro realmente deixou muito a desejar. Em Juiz de Fora nós temos ainda muitas lojas para alugar e isso tudo contribui, porque cada loja fechada corresponde a praticamente cinco empregados a menos.”

Entretanto, para os próximos meses, a expectativa é que os dados mostrem um cenário diferente. “A gente espera que esse número aumente, justamente por causa do final do ano. Outubro é um mês de contratação de temporários, principalmente no setor de vestuário, o que mais sofreu com a pandemia, então eu acredito que o Caged de outubro seja bem melhor.”

PUBLICIDADE

Desempenho em 2021

Este é o oitavo mês consecutivo que o município registra saldo positivo na geração de empregos, de acordo com o Caged, depois de começar o ano com resultado negativo em janeiro (-30). Desde então, Juiz de Fora tem mantido a geração de emprego: fevereiro (599), março (838), abril (19), maio (764), junho (917), julho (901) e agosto (823).

Minas Gerais

Minas Gerais registrou saldo positivo de 29.029 postos de trabalho em setembro. Foram 186.711 admissões contra 157.682 desligamentos. O setor de serviços teve o melhor desempenho, com saldo de 16.463 vagas formais, seguido da indústria, com 6.719. O comércio somou 5.924 oportunidades, e a construção fechou o mês de setembro com 2.284. O saldo negativo veio da agropecuária, que perdeu 2.361 postos de trabalho no mês.

PUBLICIDADE
Exit mobile version