Site icon Tribuna de Minas

Cartão virtual traz mais segurança para compras on-line

PUBLICIDADE

Muitas pessoas preferem comprar de forma on-line pela praticidade que essa modalidade permite, mas é preciso ter segurança ao utilizar o meio digital, a fim de evitar prejuízos financeiros. Diante disso, o cartão virtual é um recurso bem atrativo para quem gosta de adquirir bens ou serviços por meio da internet. 

Esse cartão está presente em diversas instituições financeiras e, geralmente, é disponibilizado via aplicativos bancários. O recurso conta com funções específicas para as compras on-line e contribui para diminuir os riscos de fraudes e golpes.

PUBLICIDADE

 Assim, como é importante ter atenção para evitar crimes no uso do cartão de crédito em compras físicas, o mesmo deve ser observado nas transações on-line. O meio de pagamento virtual é uma medida adicional de segurança, mas é preciso entender como ele funciona e suas vantagens em relação ao método tradicional.

 Mesmo que seja possível usar as informações de um cartão de crédito físico em uma compra on-line, utilizar a opção digital do cartão costuma ser mais segura. Entenda os motivos e conheça outras medidas de segurança para proteger seus dados em transações pela internet.

PUBLICIDADE

O que é cartão de crédito virtual?

Também chamado de cartão digital, o cartão de crédito virtual é um meio de pagamento criado a partir do aplicativo de bancos e que existe apenas nesse ambiente. Essa opção é uma funcionalidade oferecida para quem já tem um cartão de crédito físico com uma instituição, que também pode permitir a criação da versão virtual.

 Ele funciona como uma extensão da modalidade física, mas com informações específicas criadas no app do banco. Dessa forma, para visualizar seus dados, é necessário utilizar o aplicativo da instituição financeira na qual você tem esse meio de pagamento.

PUBLICIDADE

 Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é gerado no aplicativo do banco que fornece o meio de pagamento e só pode ser criado pelo titular do cartão. Além disso, ele respeita o limite de crédito já estabelecido pelo banco.

Por exemplo: se uma pessoa tem R$ 1 mil de limite no cartão de crédito e, na modalidade física, já utilizou metade do valor, ao criar um cartão virtual estarão disponíveis R$ 500 para utilização.

PUBLICIDADE

Os cartões virtuais contam com todos os dados necessários para uma compra on-line, como nome do titular, número do cartão, data de vencimento e código CVV. Essas informações são alteradas sempre que uma nova versão digital do cartão é criada, o que adiciona uma camada de segurança nas transações.

No caso de cartões físicos, se uma pessoa perde o meio de pagamento ou é furtada e não o bloqueou, ele pode ser utilizado em compras on-line, já que essas transações exigem o preenchimento de informações que estão impressas no cartão de plástico.

 Já com o cartão virtual, esses dados estão apenas no aplicativo do banco e são alterados a cada transação. Dessa maneira, fica mais difícil alguém reutilizar as informações se, eventualmente, acessar a área de cartões do app.

Mais prático, o cartão virtual é criado por meio do aplicativo, e o usuário consegue fazer tudo na mesma hora em que finaliza a compra on-line, sem precisar estar com o modelo físico em mãos (Foto: Wendell Guiducci)

 O que é CVV?

O CVV é uma das informações presentes tanto em cartões físicos quanto digitais e diz respeito ao card verification value, ou valor de verificação de cartão. Esse código é uma numeração que visa acrescentar uma camada de segurança nas transações digitais, pois tem o objetivo de indicar que apenas a pessoa que está com o meio de pagamento é que pode finalizar a compra virtual.

 O código, que também pode ser apresentado pela sigla CVC (card validation code, ou código de verificação de cartão), é pessoal e intransferível, então nunca passe para outra pessoa. O CVV deve ser inserido apenas no campo específico durante a transação on-line.

No caso dos cartões virtuais, a numeração do CVV é diferente daquela presente no verso da versão física e o código pode mudar a cada nova solicitação de cartão virtual. O CVV é uma maneira de substituir a senha do cartão, já que ela não é usada nas páginas de compra on-line. Vale lembrar que só é possível finalizar compras pela internet com o número do CVV.

Como solicitar o cartão de crédito virtual?

É possível criar, geralmente, três tipos de cartão virtual. O primeiro deles é o cartão virtual único, que tem validade de algumas horas e pode ser usado em uma única transação. O segundo é o cartão digital recorrente, uma versão digital voltada para transações corriqueiras, como serviços de assinatura que exigem pagamento mensal. Por último, tem o cartão virtual fixo, que possui dados fixos que podem ser utilizados repetidas vezes.

Para solicitá-los, basta entrar no aplicativo do seu banco pelo celular, acessar a área de cartão de crédito e buscar pela opção referente ao cartão de crédito virtual. Se a instituição financeira oferecer esse recurso, observe qual dos três tipos deseja solicitar e escolha aquele mais apropriado para a transação que pretende fazer. É importante lembrar que apenas o titular do cartão consegue criar a modalidade virtual e, em geral, é preciso validar o pedido por meio de senha, biometria ou outro recurso digital de verificação utilizado pelo banco.

Benefícios do cartão de crédito virtual

Entre as vantagens de gerar um cartão de crédito virtual, além da segurança, há mais praticidade, pois o cartão virtual é criado por meio do aplicativo e você consegue fazer tudo na mesma hora em que deseja finalizar a compra on-line, sem precisar estar com o modelo físico em mãos; economia, já que não é necessário realizar nenhum pagamento para usar o cartão de crédito virtual; organização financeira, pois as transações realizadas com o modelo virtual são descritas na fatura da mesma maneira que as compras com o cartão físico; e, por fim, controle de gastos, pois o cartão de crédito virtual só permite transações dentro do limite do cartão previamente estabelecido, o que reduz as chances de extrapolar gastos.

Exit mobile version