Site icon Tribuna de Minas

Zona da Mata ganha plataforma de inovação

PUBLICIDADE
Autoridades e representantes do GDI-Mata defendem a retomada econômica com inovação (Foto: Olavo Prazeres)

A Zona da Mata ganhou um site específico para conectar o conhecimento e a tecnologia produzidos na região às empresas que buscam produtos e soluções inovadoras. A Plataforma de Negócios e Inovação foi apresentada ao público ontem, durante cerimônia que reuniu cerca de 200 pessoas, entre representantes de instituições de ensino, poder público, entidades representativas de classe, empresários e profissionais. O evento aconteceu no salão Fátima Buffet. O lançamento foi feito pelo Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata), responsável pelo projeto.

O site disponibiliza os portfólios da UFJF, do IF Sudeste e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), endereço de laboratórios, relatórios, resultados de pesquisas e legislação. A navegação na página também pode ser feita conforme cinco áreas de atuação: agronegócio, comércio, indústria, serviços e turismo. Em cada setor, são indicadas as ações realizadas pelo grupo e quais parceiros podem auxiliar no desenvolvimento de projetos. Até o momento, a plataforma possui 20 parcerias firmadas entre instituições de ensino, pesquisa e entidades de classe.

PUBLICIDADE

Na avaliação do diretor de inovação da UFJF, Ignácio Delgado, a retomada do crescimento econômico passa obrigatoriamente pelos processos de inovação. “Juiz de Fora foi marcada em sua origem por este viés, nós tivemos a primeira usina hidrelétrica do país. Num segundo momento, as estratégias de desenvolvimento se voltaram para atrair empresas. Tivemos a experiência de uma grande empresa que se instalou na cidade, mas que não era compatível com o conhecimento e a rede de fornecedores local, o que culminou numa grande frustração. Agora, queremos estabelecer um terceiro momento, em que iremos conectar inovação e o conhecimento ao setor produtivo.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, João Matos, explica que a plataforma é a primeira concretização do GDI-Mata, criado em julho. “Queríamos promover a aproximação entre o conhecimento científico e o empresariado. A ideia é que o setor produtivo possa utilizar desse conhecimento para agregar valor aos produtos e serviços, aumentando a qualidade e a competitividade dos negócios.” Estiveram presentes o reitor da UFJF, Marcus David, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), e o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Mattos.

PUBLICIDADE
Exit mobile version