A greve dos caminhoneiros também promete impactar as operações do Aeroporto Presidente Itamar Franco, assim como está acontecendo em outros aeroportos do país. A Concessionária do Aeroporto Regional da Zona da Mata, por meio de sua assessoria, informou que, com o combustível atual, será possível manter as operações regulares somente até esta quinta-feira (24).
LEIA MAIS:
- Táxis correm aos postos, mas serviço não está comprometido
- Ônibus urbanos ainda circulam em JF, mas interestaduais já reduzem linhas
- Greve de caminhoneiros põe em risco o abastecimento em JF
“O abastecimento hoje é feito em nosso próprio Parque de Abastecimento de Aeronaves (PPA), com o combustível JET-A1 (querosene de aviação).” A orientação é que os usuários com voos marcados para a partir desta quinta-feira devem se informar diretamente com as empresas aéreas, “que já foram notificadas sobre a situação do abastecimento”.
Liminar
O Aeroporto dos Guararapes (PE) conseguiu, nesta quarta-feira (23), liminar da Justiça Federal determinando o desbloqueio da rodovia estadual, de forma a permitir a passagem de carretas que transportam combustível ao aeroporto. A liminar foi obtida pela Procuradoria Regional da União da 5ª Região, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
Na decisão, a juíza federal Daniela Queiroz destacou a urgência da medida ao ressaltar que o abastecimento de combustível estava garantido apenas até esta quarta-feira (23), o que poderia prejudicar a regularidade de cerca de 70 voos programados no aeroporto de Pernambuco. Em caso de descumprimento da decisão, a juíza fixou multa de R$ 10 mil por dia, além de responsabilização administrativa e penal “daqueles que vierem a obstacularizar o cumprimento da medida”, conforme informações da Agência Brasil.