A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, na manhã desta sexta-feira (21), o ranking das dez empresas que receberam o maior número de reclamações ao longo dos últimos seis meses de 2021. Conforme dados levantados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a Telemar Norte e Leste S/A (Oi) lidera a lista, enquanto a Cemig ocupa a segunda posição.
No total, foram registrados 11.011 atendimentos, sendo que a Oi S/A recebeu 549 reclamações. A Cemig Distribuição S/A obteve 498 queixas e ocupou a segunda posição do ranking. Em terceiro lugar, com 494 atendimentos, está a Telemar Norte e Leste S/A.
Confira o ranking do Sindec
- OI S.A. (em recuperação judicial) – 549 reclamações
- Cemig Distribuição S.A – 498 reclamações
- Telemar Norte e Leste S/A – 494 reclamações
- Banco Bradesco – 366 reclamações
- Telefônica Brasil S/A – 327 reclamações
- Caixa Econômica Federal – 323 reclamações
- Claro S.A. – 303 reclamações
- Tim Celulares S/A – 286 reclamações
- Banco BMG S.A. – 237 reclamações
- Banco PAN S.A. – 225 reclamações
Confira o ranking do Consumidor.gov.br
O Procon também divulgou os registros de reclamações feitas on-line, por meio do portal consumidor.gov.br. Ao todo, foram 8.187 reclamações durante o segundo semestre do ano passado. Na primeira posição desta lista, aparece a empresa Vivo – Telefônica, com 708 denúncias, seguida pela Oi Celular, que registrou 453 reclamações. A Oi Fixo também apareceu na lista, no terceiro lugar, com 442 queixas.
- Vivo – Telefônica – 708 reclamações
- Oi Celular – 453 reclamações
- Oi Fixo – 442 reclamações
- Tim – 439 reclamações
- Claro Celular – 307 reclamações
- Americanas.com – 230 reclamações
- Caixa Econômica Federal – 181 reclamações
- Gol Linhas Aéreas – 168 reclamações
- Mercado Pago – 161 reclamações
- Itaucard – 152 reclamações
‘Divulgação é fundamental’
De acordo com o superintendente do Procon/JF, Eduardo Floriano, a divulgação do ranking é fundamental para orientar os consumidores juiz-foranos em meio a tanta oferta. Segundo Eduardo, os dados da lista “auxiliam na hora de escolher empresas para prestação de serviços e/ou para compra de produtos”.