As mudanças no modo de viver, trabalhar, e estudar impostas pela pandemia de Covid-19 influenciaram também na mudança do comportamento dos consumidores. Principalmente em um momento em que muitos estabelecimentos tiveram que apostar na tecnologia, a maneira de consumir também tem mudado, levando empresas e clientes a se adaptarem a um universo de possibilidades de consumo cada vez mais diversificado.
Uma das novas tendências de consumo, adotada em diversos centros, e que chegou recentemente a Juiz de Fora, é o serviço de assistente de compras. Com ele, as compras on-line têm se tornado ainda mais práticas e ganham o complemento de uma curadoria específica para cada consumidor. Ou seja: o cliente tem a ajuda da própria empresa para atender suas demandas.
A ideia foi adotada pelo Independência Shopping, que investiu no serviço de assistente de compras, disponível desde o início de dezembro. A nova modalidade funciona por meio doWhatsApp, como explica a superintendente do shopping, Giseli Leal. “O contato com a nossa assistente é feito através de mensagem no Whatsapp, e nele, o cliente tem acesso a todos os produtos do shopping. Basta informar o que ele procura que a assistente percorre as lojas enviando fotos e vídeos, realizando uma curadoria específica para cada gosto e perfil.”
Giseli afirma que o serviço garante uma maior praticidade durante as compras de fim de ano. “Às vezes a pessoa precisa comprar um presente, mas não tem tempo de passar no shopping. Com isso, ela pode entrar em contato com a assistente de compras, explicar os gostos da pessoa presenteada e encontrar o produto perfeito”.
A entrega pode acontecer em casa ou em modalidade drive-thru. A ideia foi, justamente, facilitar as compras do fim de ano, época em que muita gente vai às compras, mas em que muitos ainda preferem ficar em casa por conta da pandemia de Covid-19. “Até o dia 31 de dezembro nosso serviço está sem taxa e com frete grátis para toda cidade de Juiz de Fora. Após o período, serão cobradas as taxas de R$ 8 pelo serviço e R$ 10 pela entrega”, explica Giseli.
‘Tudo em menos de 10 minutos’
Na correria da preparação para uma viagem, a funcionária pública Carolina Agostini Rizzato utilizou o serviço de assistente de compras como a solução para os seus problemas. “Em menos de dez minutos consegui comprar o que estava precisando. Bastou uma conversa no WhatsApp, e a assistente me mandou fotos do que eu queria. Eu finalizei o pagamento e, no mesmo dia, horas depois, o produto chegou na minha casa.”
Carolina afirma que, por precisar do produto com urgência, visto que não estaria na cidade na semana seguinte, deu preferência para o serviço ao invés de realizar uma compra on-line tradicional. “Eu também estava insegura em relação ao produto, e junto com a ajuda da vendedora da loja, a assistente conseguiu tirar todas as minhas dúvidas.”
Ela afirma que pretende continuar fazendo uso do serviço futuramente, com uma modalidade que caiu no seu gosto. “É bom saber que temos essa opção na cidade, caso a gente precise. Em um momento de correria, como o que eu estava, foi muito prático. Bem mais rápido do que se eu tivesse que pegar o carro e me deslocar até o shopping. E ainda fica mais econômico, levando em conta que eu não precisei gastar com gasolina nem estacionamento”, comenta.
Tendência para consumidor 4.0 em 2022
Pensar em estratégias de venda cada vez mais personalizadas e adequadas à realidade do consumidor será a tendência para 2022. É o que explica o professor dos cursos de Administração e Marketing da UniAcademia de Juiz de Fora, Sebastião Luiz Alves. De acordo com ele, o comprador que observamos atualmente pode ser classificado como um consumidor 4.0: “é um perfil que está intimamente relacionado com as redes sociais. É um cliente muito mais participativo, sensorial, que preza a experiência da compra, e não apenas o produto”.
Sebastião ainda explica que a consolidação desse tipo de consumidor ocorreu durante os últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19. “Muitos perderam o medo inicial de fazer compras pela internet. Podemos usar de exemplo pessoas que tinham receio de fazer pedidos que vinham da China e hoje em dia são compradores assíduos. No momento em que você recebe uma encomenda com segurança, você perde o medo e passa a pedir cada vez mais”, explica.
Em 2022, com uma maior parcela da população vacinada e o relaxamento das medidas de isolamento, muitas empresas estão pensando em estratégias para aprimorar o setor de vendas, tanto físicas, quanto on-line. “Hoje se fala em mais de 30 tipos de consumidor, e as empresas apostam em canais diferenciados para melhor atender cada um deles e suas especificidades. Por isso vemos uma hibridização na forma de vendas, com lojas físicas que se misturam com o espaço on-line, tanto para a retirada do produto, quanto para o pagamento.”
O serviço de curadoria, como explica o especialista, é uma aposta muito utilizada pelas empresas. “Nela, o consumidor aceita sugestões da própria empresa, pois confia que ela terá um conhecimento mais amplo para atender suas necessidades”. Sebastião ainda afirma que, para o próximo ano, ações como essa – que proporcionam maior imersão – serão as mais demandadas pelo mercado. “Por conta da pandemia, toda a experiência sensorial ficou reprimida, então o mercado aposta que em 2022 o cliente estará mais apto para sentir novas experiências ao consumir.”