Site icon Tribuna de Minas

Pela primeira vez, Minas Láctea realiza edição no formato virtual

PUBLICIDADE

Com a programação totalmente on-line, o Minas Láctea 2021 segue com sua programação até esta quinta-feira (15). O evento, promovido pela Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), teve início na terça-feira.

O 34º Congresso Nacional de Laticínios e a 40ª Semana do Laticinista compõem a programação técnica, com atividades apenas para participantes já inscritos. No entanto, o espaço Milk Play é acessível a todos os visitantes do site www.minaslactea.com.br. Entre os conteúdos oferecidos estão cinco comunicados técnicos e 14 vídeos do quadro “Dica do Professor”, que traz curiosidades apresentadas por docentes do ILCT, como receita de queijo mascarpone caseiro e formas de armazenar queijos artesanais em casa e na geladeira, dentre outras.

PUBLICIDADE

O evento conta com estandes virtuais para apresentação de maquinários, tecnologias, ingredientes e produtos derivados do leite. O acesso é gratuito, e os materiais ficarão disponíveis até outubro.

Antônio Nunes, coordenador de Negócios do Minas Láctea, comenta que a expectativa para a primeira edição virtual do Minas Láctea é bastante positiva. “Percebemos esse otimismo também por parte dos expositores, que querem intensificar suas redes de contato durante o evento.”

PUBLICIDADE

Este ano, o tradicional Concurso Nacional de Produtos Lácteos não será realizado, visando a respeitar as medidas de distanciamento social recomendadas no combate à pandemia. Para substituir o concurso, aconteceu, na segunda-feira, o Fórum de Juízes, o primeiro de uma série de eventos para debater propostas e critérios de avaliação a serem adotados nas próximas edições.

“Nesse primeiro encontro, fizemos um levantamento de temas que serão tratados, debatemos a possibilidade de inclusão ou exclusão de categorias, os atributos a serem avaliados e a criação de um novo grupo de juízes. Até o fim do ano, vamos nos reunir com cada um dos grupos de árbitros para discutir os critérios e as especificidades de cada categoria”, afirma o pesquisador Fernando Magalhães, que coordena o fórum e o concurso junto com o pesquisador Paulo Henrique Costa Paiva.

PUBLICIDADE

Inovalácteos

A programação também é composta por eventos ligados a áreas de inovação na cadeia laticinista, como o Sistema Inovalácteos, lançado na manhã de terça-feira. O projeto de aceleração de startups é coordenado pela Agência de Inovação Polo do Leite, com o apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Além disso, o Hub Conecta Leite irá reunir, também nesta quinta-feira, pesquisadores, startups e empresas para debater soluções, inovações e projetos para o setor. O evento é promovido por Seapa e Sede, em parceria com a Epamig, com o Sindicato das Indústrias de Laticínios (Silemg) e com as federações da Agricultura e Pecuária (Faemg) e das Indústrias (Fiemg).

PUBLICIDADE

Gincana solidária

O Minas Láctea promove uma gincana solidária para os alunos do Curso Técnico em Leite e Derivados da Epamig ILCT, com o intuito de arrecadar alimentos, principalmente, leite UHT, leite em pó e recursos para serem doados a entidades filantrópicas de sete municípios brasileiros.

Exit mobile version