A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação da população nas compras on-line. Os resultados do levantamento apontaram para problemas no momento da compra e possíveis padrões de consumo.
Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, 98 pessoas responderam ao questionário, sendo que, deste total, apenas duas nunca realizaram compras na internet, motivadas pela preocupação da exposição de dados pessoais, como CPF e informações do cartão de crédito.
Os dados mostram que 45,8% dos juiz-foranos já tiveram problemas com compras on-line. A falta de informações de contato por parte do fornecedor e a data de entrega dos produtos são apontados como as principais dificuldades. Além disso, 80,2% dos consumidores relataram que já desistiram de uma compra por não ter contato com a mercadoria, demora na entrega ou pouca possibilidade de negociar os preços.
A pesquisa também evidenciou reclamações sobre o pós venda. Para 51% dos compradores, as compras on-line já causaram situações indesejadas, como a entrega do produto fora do prazo estipulado durante a compra, produto não entregue e não conseguir fazer a troca ou devolução.
Dos 98% que afirmaram terem tido dificuldades com as compras, quase metade não teve as reclamações solucionadas.
Padrões de consumo
O Procon/JF também realizou um mapeamento com os padrões de consumo on-line. Dos participantes, 76 optam por comprar on-line ao invés das lojas físicas em razão do preço do produto. A diferença do valor entre as duas modalidades é percebida, no momento da aquisição, por 99% dos consumidores. Quase todos os compradores afirmaram no questionário que pesquisam o mesmo produto em mais de um site, sendo que 52,1% tomam a decisão com base no valor final do item escolhido.
A regularidade da compra pela internet é de mais de uma por mês, segundo 80% das pessoas que responderam a pesquisa. Entre os itens mais comprados estão roupas, acessórios, eletrônicos e eletrodomésticos.
O mapeamento também mostrou que 55,2% dos consumidores decidem fazer uma compra pela internet com base na opinião de amigos.
A pesquisa completa está disponível para o público.