Site icon Tribuna de Minas

Alunos da Escola Almirante Barroso receberão educação empreendedora

PUBLICIDADE

 

Alunos das escolas Almirante Barroso e Padre Wilson (Igrejinha))

Estudantes da Escola Estadual Almirante Barroso, com sede em Benfica e atuação também em Igrejinha, ambos os bairros na Zona Norte, colocarão em prática ações de empreendedorismo voltadas para a comunidade, em 2019. A instituição foi selecionada pelo Sebrae para representar Juiz de Fora no projeto Educação Empreendedora. No primeiro momento, o trabalho inclui a capacitação do corpo docente para disseminar o comportamento empreendedor e inovador, de forma a estimular competências específicas dos alunos. Posteriormente, são identificadas as vocações locais com potencial para se tornarem ações empreendedoras.

PUBLICIDADE

Ao longo de 2018, os professores participaram de um ciclo de capacitação promovido pelo Sebrae. Na última sexta-feira (30), foram apresentados os planos de ação durante o Fórum de Desenvolvimento do Município, realizado na sede da instituição. “As ideias propostas incluem trabalhos de reciclagem e artesanato, melhorias para a segurança pública e parcerias que podem contribuir para a disseminação dessa cultura empreendedora”, destacou o analista técnico do Sebrae, Gustavo Magalhães. Outras oito instituições de ensino de outras cidades da Zona da Mata e Vertentes também integram o projeto. “Selecionamos nove escolas, entre cerca de 300, para representarem as nossas microrregiões. A seleção foi feita a partir da ferramenta “radar da educação empreendedora”, instrumento de avaliação do Sebrae que mede o índice de implantação da temática.”

Segundo o especialista, a ideia é que, ao desenvolver o projeto, os alunos possam conhecer a fundo a realidade de seus municípios, bem como os potenciais e as necessidades de melhorias. “Pensamos o programa com um viés econômico, a fim de contribuir para o desenvolvimento, com aumento de oportunidades de renda e trabalho para os moradores. O intuito é que cada projeto seja realizado em benefício das cidades que fazem parte do projeto Educação Empreendedora.”

PUBLICIDADE

Para o vice-diretor da Escola Estadual Almirante Barroso, Fausto Fernandes, a participação no projeto Educação Empreendedora é uma grande oportunidade. “A nossa escola já vem construindo números interessantes, somos a terceira da rede estadual com as melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isto mostra que estamos fazendo o nosso dever de casa com relação à parte acadêmica. A participação no projeto do Sebrae é uma chance de abrir o horizonte dos estudantes para outras perspectivas. O que a escola discute tem grande importância na vida do cidadão. A instituição não é apenas o caminho para o ensino superior, ela articula ideias com o cotidiano das pessoas.”

Em busca de parcerias

Para a continuidade do projeto em 2019, a comunidade acadêmica da Escola Estadual Almirante Barroso irá contar com o suporte do Sebrae. A escola também busca parcerias com empresas que possam ajudar a viabilizar as ações. “São ideias nas áreas de sustentabilidade, agronegócio, alimentação saudável”, enumera Fausto. Segundo ele, durante a realização do fórum, seis representantes de empresas de diferentes setores estiveram presentes e se mostraram abertos à parcerias.
Em 2019, paralelamente à continuidade das ações pela escola Almirante Barroso, o Sebrae dará continuidade ao projeto Educação Empreendedora com a seleção de novas instituições de ensino.

PUBLICIDADE
Exit mobile version