A criação do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Zona da Mata (CECEX-ZM) foi oficializada nesta quinta-feira (9), durante almoço de negócios que contou com a presença de representantes do Governo de Minas, da Prefeitura de Juiz de Fora, do embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, e empresários. O órgão tem a proposta de dar suporte às relações internacionais e à exportação de produtos fabricados na região.
Idealizado por um dos vice-presidentes da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE) no Rio de Janeiro, Roberto Arruda Nóbrega, o CECEX-ZM é formado por 20 integrantes. “Nossa proposta é internacionalizar a Zona da Mata, queremos mostrar o potencial da região e intermediar o diálogo com embaixadas, consulados e câmaras de comércio. Já demos o primeiro passo trazendo o embaixador do Cazaquistão”, explica. “Estamos abertos para a participação de representantes das entidades locais e também iremos buscar as prefeituras dos municípios para a realização deste projeto.”
Responsável pela área jurídica do CECEX-ZM, Célia Maria da Silva Fassheber, adiantou que o estatuto do órgão está sendo elaborado. “Com a finalização do documento,daremos sequência ao projeto de buscar apoio para difundir a Zona da Mata e alavancar o nosso desenvolvimento econômico. Temos um objetivo ambicioso que é trabalhar em prol dos municípios de toda a região.”
Apoio
Na ocasião, o subsecretário de Fóruns Regionais do Governo de Minas Gerais, Fernando Tadeu David, parabenizou a iniciativa da criação do Conselho. “Apenas quatro municípios do estado possuem programa de internacionalização. A proposta de trazer este projeto para Juiz de Fora, impulsionando toda a região da Zona da Mata, é extremamente importante. O Governo de Minas tem interesse de contribuir neste processo que se inicia.” O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João de Matos, também esteve no local para demonstrar apoio da PJF ao projeto.