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Vendas on-line dão fôlego aos pequenos negócios de JF

Foto: Freepik

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A maior parte das micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras que conseguiram aumentar as vendas durante o período de pandemia da Covid-19 investiram no comércio on-line, conforme revela pesquisa realizada pelo Sebrae. A quarta edição do estudo “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios” foi realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho e ouviu 7.403 estabelecimentos no país, sendo 481 localizados em Minas Gerais.

Do total de entrevistados mineiros, apenas 4,2% afirmaram ter conseguido melhores resultados durante a pandemia. Deste público, mais da metade (57,7%) recorreu à internet como estratégia. O WhatsApp e as redes sociais têm sido os principais canais de venda, superando até mesmo o site das empresas.

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De acordo com o estudo, o WhatsApp é utilizado por 84,3% destes pequenos negócios. Em seguida estão o Instagram (55,2%) e o Facebook (48,2%). Um total de 14,7% das MPEs também afirmaram ter um site próprio. Já as vendas por telefone ou via aplicativos móveis, como i-Food, Uber Eats e Rappi, integram as estratégias de 7,9%.

Orientação
Durante a pandemia, o Sebrae Minas tem oferecido capacitações gratuitas para que micro e pequenos empresários busquem alternativa para alavancar as vendas, como o uso das ferramentas de marketing digital. Os interessados podem acessar o site www.sebrae.com.br.

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