No Dia da Mulher, o Centro da cidade teve o movimento do comércio aquecido. A Tribuna conferiu, às 10h, que lojas de nichos, como beleza, cosméticos e moda tiveram promoções relacionadas ao Dia Internacional das Mulheres e que esse público compareceu às ruas para conferir os saldões. Nos demais estabelecimentos, foram verificadas promoções de verão, sem relação com a data comemorativa, mas que também contaram com uma movimentação diferenciada em função do aumento do público.
Para a doméstica Conceição de Sá, 58 anos, o Dia da Mulher tem muitos significados. “Pra mim, as promoções nesse dia ajudam. Não é só isso que nós, mulheres, queremos, mas ajudam”, diz. Ela foi ao Centro com a intenção de comprar produtos cosméticos que, na sua opinião, têm aumentado bastante o preço nos últimos dois anos. “Aproveitei pra levar produtos pra mim, minha irmã e minha filha, que está virando mãe”, conta. Ela acredita que a data é uma boa ocasião para “se dar um presente especial e cuidar das mulheres que amamos”.
A estudante Rafaella Silva Mendes, 19, também aproveitou as promoções disponíveis. Ela comprou dois sapatos que queria e adquiriu duas peças de roupas. Os sapatos foram escolhidos em uma loja que não estava fazendo liquidação relacionada à data, mas em função da mudança de estação. Para Rafaella, que foi ao Centro em busca de liquidações relacionadas ao Dia da Mulher, foi possível aproveitar as duas condições oferecidas pelos lojistas. “Nos últimos dois anos, principalmente estando em casa, não comprei muitas roupas. Mas, agora, voltei a sair e achei que era um bom momento para comprar”, diz.
Já na avaliação de Karla Menezes, 34, os preços não estavam tão atrativos. “Como os últimos anos foram de crise, sei que não é culpa das lojas. Eles querem vender. Mas é difícil a gente querer encontrar algo por um preço acessível e não achar.” Ela buscava um presente para a sogra, mas resolveu poupar, com a esperança de que, no próximo ano, os preços e as condições econômicas estejam mais vantajosos.
Lojas buscam formas de atrair novas clientes
Para Alice Mara Magalhães Rocha Faria, fisioterapeuta da clínica Body Laser, as promoções do mês da mulher foram importantes para atrair novas clientes para o espaço. Em sua visão, “as condições ainda são bem desafiadoras. Mas, com a ajuda das promoções, as coisas estão melhorando”.
A loja de roupas femininas de Valéria Lima também adotou promoções. Sua filha, Gabriela Lima, conta que reduzir os preços no Dia da Mulher é uma tradição da marca, sempre bem aceita pelo público. “Ajuda bastante no movimento e costuma dar um bom retorno. É um mês que trocamos de coleção, mas ainda está fazendo bastante calor. Por isso, é bom para a gente e pra elas”, diz.
Reflexos de dois anos de pandemia
Entre os comerciantes entrevistados, foi unânime a avaliação de que como muitos produtos e serviços não são de necessidade básica, o setor sofreu com os últimos dois anos de pandemia. Por isso, toda oportunidade é considerada bem-vinda para tentar aquecer o setor e captar novos clientes. Karina Dias, dona da Belle Shop, conta que, este ano, a loja investiu em brindes para as clientes.
“Estamos aproveitando o aniversário da loja e o Dia da Mulher. É uma forma de carinho com o nosso público, que é 90% feminino. Foram dois anos economicamente muito difíceis, e estamos lutando para a loja ficar cada vez melhor e crescer”, ela diz.