Juiz de Fora sedia, neste sábado (8), o 1º Fórum dos Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo. O objetivo do evento é apresentar a política de ALP para produtores de leite e queijo da região, além de aproximar diferentes elos que compõem a cadeia produtiva. O Fórum acontece das 9h às 13h, no Moinho Zona Norte, localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 900, Bairro Francisco Bernardino.
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o APL de Queijo Minas do Caminho Novo está se prepara para ser o primeiro do produto a receber certificação em Minas Gerais. Os sete municípios que integram o Caminho Novo – Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Santos Dumont e Simão Pereira – contam com alta produção de leite e seus derivados, dentre eles, o queijo minas. A bovinocultura do leite na região integra 1.680 produtores familiares e cerca de 655 não familiares.
Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) apontam que estas cidades produziram mais de 59 milhões de litros de leite este ano. Ainda de acordo com a PJF, os números reforçam a importância econômica e social deste setor produtivo para a população e para os demais entes envolvidos neste segmento.
Fórum
O Fórum dos Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo é realizado pela PJF, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), o Sindicato Rural de Juiz de Fora, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), do Moinho Zona Norte e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel/ZM). A
lém disso, conta com a parceria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Unidade Gado de Leite), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).
Confira a programação completa:
9h – Credenciamento e café de boas vindas
9h30 – Abertura Oficial
10h – Apresentação da política de Arranjo Produtivo Local (APL) e seus benefícios
10h30 – História do Caminho Novo, do Queijo e Instância de Governança Regional
10h45 – Apresentação Case de Sucesso de APL
11h15 – Possibilidades de agregar valor ao Queijo Minas Frescal
11h45 – Estrutura da Governança do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
12h30 – Sorteio de prêmios e encerramento