O Procon de Juiz de Fora prepara uma série de eventos educativos para as próximas semanas, para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado no domingo (15). Entre 9 e 19 de março serão oferecidos palestras em faculdades de direito, materiais informativos para a população, treinamento de empresários do ramo de bares e restaurantes e a capacitação de agentes comunitários para orientar a população dos bairros.
Na segunda-feira, durante o evento de abertura, será lançado o projeto “Agente comunitário de orientação para o consumo”, às 15h, no Auditório do Centro de Formação do Professor, na Praça Antônio Carlos, Centro. O objetivo, conforme o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, é formar agentes comunitários nos bairros como multiplicadores dos direitos dos consumidores. “A ideia é que ele seja um agente de interlocução com Procon sobre o que está acontecendo na região dele.” Na primeira turma, o Procon espera capacitar entre 25 e 30 agentes comunitários de diferentes regiões da cidade. A iniciativa tem apoio da União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos (UNIJUF). A princípio, os agentes serão pessoas ligadas às associações comunitárias ou indicadas pelas entidades. Após o lançamento do projeto, serão abertas inscrições para a primeira turma. Com a ação, o Procon pretende dimunuir o número de reclamações ao órgão. “A proposta é que o consumidor seja um agente pró-ativo, que busca diretamente com o fornecedor a solução dos seus problemas”, explica Nilson.
Ainda dentro das comemorações do Dia Internacional do Consumidor, algumas faculdades de direito da cidade receberão palestras de forma a criar nos futuros advogados o interesse pela área da defesa do consumidor. O Procon Móvel também estará nas principais ruas do Centro, especialmente no Calçadão da Rua Halfeld, para que a população receba materiais informativos sobre os direitos do consumidor.
A programação ainda conta com um treinamento voltado para donos e funcionários de bares e restaurantes, que poderão ter orientações sobre a forma mais adequada de manusear alimentos. “É um ramo que tem um nível de reclamação alto no Procon”, esclarece Nilson. Os empresários e seus colaboradores receberão informações de técnicos do Procon, de um doutor na área de alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de representantes das promotorias da área de saúde e defesa do consumidor. “Nesta primeira etapa vamos orientar os donos de bares e restaurantes e seus colaboradores. Numa segunda etapa, o Procon entra em campo para fiscalizar e autuar os estabelecimentos que não se adaptaram”, diz Nilson. O treinamento acontece nos dias 17 e 18, no Ritz Hotel.
Os consumidores que quiserem informações e orientações sobre seus direitos podem entrar em contato com o Procon/JF pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou comparecer à sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.