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Ipem-MG poderá aferir hidrômetros residenciais

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O serviço de aferição de hidrômetros feito pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) pode ser disponibilizado aos juiz-foranos ainda este ano. A Cesama pretende firmar um convênio com a instituição para que os consumidores interessados possam solicitar a análise técnica. A expectativa é que, uma vez aprovado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), a iniciativa entre em vigor em novembro.

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A informação foi dada pelo Diretor de Expansão e Desenvolvimento da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, nesta quinta-feira (5), quando técnicos do Ipem-MG realizavam a inspeção da bancada usada pela companhia para verificar os hidrômetros reclamados pelos usuários. Atualmente, os interessados podem pedir gratuitamente a aferição dos equipamentos feita por profissionais da Cesama uma vez a cada três anos. Dentro deste prazo, se houver necessidade de mais uma análise pode ser cobrado o valor de R$ 135,87, caso não seja constatado nenhum erro.

“A proposta do convênio seria garantir ao usuário a possibilidade de uma segunda avaliação, de modo a certificar a imparcialidade dos resultados”, explica Marcelo. Ele diz que, uma vez implantado, o serviço será cobrado e deverá ter valor mais caro do que o praticado pela Cesama. “Isto porque será necessário os custos com deslocamento da equipe técnica de Belo Horizonte para Juiz de Fora.”

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A iniciativa do convênio para oferta do serviço foi motivada pelo grande número de reclamações dos juiz-foranos sobre aumento da conta de água. De janeiro a agosto, 1.454 consumidores buscaram a companhia para fazer aferição dos equipamentos na bancada.

 

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MP irá se reunir com Ipem-MG

As reclamações dos usuários também foram levadas ao Ministério Público (MP) do Estado de Minas Gerais. Na terça-feira (3), o promotor de Defesa do Consumidor, Oscar Santos de Abreu, acompanhou o trabalho dos técnicos do Ipem-MG na Cesama. A assessoria do promotor informou que após o resultado da avaliação da bancada usada pela Companhia, será agendada reunião com representantes do instituto e do Ministério.

Desde a última segunda-feira (2), dois técnicos do Ipem-MG estão na cidade para realizarem os serviços de inspeção da bancada de medidores de hidrômetros. O trabalho segue até esta sexta (6). “Durante a inspeção de instrumentos não são emitidos laudos parciais, somente após o término dos trabalhos será emitido certificado sobre aprovação ou reprovação”, explicou a assessoria do instituto. A Cesama informou que a inspeção é um procedimento de rotina, realizado anualmente.

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Desgaste é um dos principais problemas
De acordo com o Diretor de Expansão e Desenvolvimento da Cesama, Marcelo Mello do Amaral ,praticamente todas as aferições feitas na bancada solicitadas por consumdores não registraram problemas com os hidrômetros. “O tempo provoca um desgaste natural dos equipamentos que começam a medir o consumo de água para baixo. Com a substituição por hidrômetros novos, a medição de consumo passa a ser realizada corretamente e, por isso, ocorre o impacto na conta de água. Na verdade, não é que se está cobrando a mais, mas é que antes a cobrança estava a menos.”

Segundo ele, 85% dos consumidores que solicitaram a verificação na bancada da Cesama tiveram alta no gasto de água por conta de vazamentos ou aumento do consumo por uma mudança no perfil da família, situações que não eram detectadas pelo hidrômetro antigo. Para os outros 15% foram apontados problemas variados. “Foram raríssimos os casos em que realmente foi verificado um erro por parte da Cesama. Quando isso ocorre, o consumidor é ressarcido.” Este ano na cidade já foram substituídos 35.996 aparelhos. “É uma solicitação da agência reguladora de que os aparelhos tenham, no máximo, cinco anos de uso.”

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