O comércio juiz-forano espera aumento entre 3 e 5% nas vendas neste Dia das Crianças. De acordo com o Sindicato do Comércio (Sindicomércio), as apostas estão concentradas nos segmentos de vestuário, brinquedos e eletroeletrônicos. Para ampliar o prazo de compras, neste sábado (6) o comércio de rua funciona em horário estendido, até as 18h.
Para o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, o Dia das Crianças é uma data de forte apelo emocional e comercial junto ao público infantil, e sempre aquece o movimento no comércio de bens e serviços. Após a queda na demanda verificada no primeiro semestre deste ano, a expectativa é que o dia 12 gere resultados positivos. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 60% dos empresários do comércio acreditam no crescimento das vendas ante igual período de 2017. Entre as ações para impulsionar os negócios, 37,4% dos empresários pretendem realizar promoções/liquidações para atrair o consumidor, enquanto 31,7% planejam investir em propaganda.
Este ano, os itens mais procurados pelos consumidores devem ser brinquedos (59,8%), roupas (27,2%) e chocolates/doces (8,3%). A forma de pagamento preferida é à vista (73,2%), em dinheiro ou no cartão de débito. De acordo com o economista da Fecomércio, Guilherme Almeida, a expectativa positiva reflete o crescimento da confiança das famílias e contribui para estimular os empresários. “O Dia das Crianças marca o período de lançamentos de produtos a serem comercializados no Natal. Embora exista uma sensação de estagnação econômica, as pessoas têm percebido um ganho real na renda e uma reação, ainda que lenta, do emprego. Isso incentiva os consumidores a demandarem mais produtos.”
Fiscalização
O Procon e o o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) começaram, nesta quarta-feira (3), o trabalho de fiscalização em shoppings, lojas de departamento e lojas especializadas no comércio de brinquedos da cidade. A ação conjunta segue até quinta-feira (11), e tem por objetivo verificar o cumprimento das normas ligadas à defesa do consumidor, com ênfase no comércio de brinquedos e produtos relacionados ao Dia das Crianças.
“De forma inédita, Procon e Ipem estão unindo forças para garantir à sociedade a confiança no momento da aquisição de algum bem ou produto. A fiscalização é a primeira de muitas outras a serem desenvolvidas”, afirma o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schroder. Dentre os itens que serão vistoriados, estão precificação correta, condições e formas de pagamento, procedência de produtos, com dados do fabricante e importador, existência do selo do Inmetro, classificação etária e risco à saúde das crianças. A estimativa dos fiscais é a de que aproximadamente 50 lojas sejam visitadas durante os nove dias de ação.