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Caixa amplia horário de atendimento em todas as agências

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Instituição anuncia reforço de efetivo para garantir atendimento à população (Foto: Fernando Priamo)

A Caixa Econômica Federal iniciou a operação com horário ampliado em duas horas, com as agências funcionando das 8h às 14h. A decisão que vale para todas as unidades do país visa a redução das filas que têm sido verificadas diariamente, em função do pagamento do auxílio emergencial. O reforço também é uma preparação para o pagamento das próximas parcelas do benefício. De acordo com o superintendente de Rede da Caixa, Carlos José Veiga, o anúncio do calendário de pagamento da segunda parcela deve acontecer a partir de quarta-feira (6).

De acordo com o superintendente, nesse momento, em Juiz de Fora, assim como em todo país, a demanda é pelo saque. Além do horário estendido, foi realizado plantão no último sábado (2), na agência Halfeld, localizada na esquina entre a rua de mesmo nome e a Avenida Getúlio Vargas, e também na Agência Paraibuna, na Rua Marília, Bairro Benfica.

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“O atendimento foi intenso, mas fluiu bem, porque os sistemas estavam bem adequados e o cidadão que estava na fila tinha consciência de que o auxílio estava aprovado. Duas horas depois do início do atendimento, por volta das 11h30, as filas estavam zeradas e assim permaneceram até o horário de fechamento, às 14h”, avaliou Carlos José. Na região, além das duas unidades em Juiz de Fora, outras cinco agências ofereceram atendimento no sábado.

O superintendente afirma que todas as pessoas que buscarem por serviços serão atendidas. Ele reforça que não há restrição de senhas e que a limitação de horário de fechamento ocorre em função da demanda legal. “Ao todo 50 milhões de brasileiros já receberam o auxílio. É um terço da população adulta do Brasil. Nas agências, a tendência natural é de concentração do comparecimento pela manhã. Mas a Caixa está preparada para esse trabalho. A segurança foi reforçada e três mil funcionários que trabalhavam em home office voltaram às agências.”

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Ele ainda reforça que as pessoas devem buscar o atendimento pelo aplicativo Caixa Tem. “É a forma mais segura e tem funcionado bem. Se persistir alguma dificuldade, as pessoas devem ir às unidades com cópias do CPF e da identidade em mãos, no caso de quem tiver o pagamento aprovado. Após gerar o código pelo aplicativo, elas têm até uma hora para sacar o valor emergencial. Ainda há muitas pessoas com a situação em análise, o que depende do sistema do Ministério da Cidadania e do Dataprev.”

Para adaptar os serviços, a instituição também anunciou a alocação de cerca de 2.800 vigilantes adicionais e 389 recepcionistas. Na última sexta-feira (1º), ainda, a Caixa anunciou a realocação de mais de três mil funcionários e a disponibilização de agências itinerantes para atender a locais de difícil acesso.

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Filas e más condições de trabalho

Na última semana, impulsionada pelo saque do auxílio emergencial, filas se formaram em diversas agências. Funcionários da instituição financeira, inclusive, apontaram más condições de trabalho para atender a população e relataram diversas dificuldades em meio ao trabalho intensificado nos últimos dias. Em condição de anonimato, uma funcionária afirmou ter atendido, junto com outros onze colegas, 400 pessoas apenas na última terça-feira (28).

Em contato com a Tribuna, na ocasião, a Caixa destacou a ampliação dos serviços digitais como alternativa para os atendimentos presenciais. Entretanto, não respondeu a questionamentos sobre o número de funcionários do quadro em Juiz de Fora.

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