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Zona da Mata vai ganhar autódromo de padrão internacional

Projeção-Autódromo-Lima-Duarte-BR-267

Foto: Divulgação

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(Foto: Divulgação)

A Zona da Mata de Minas Gerais ganhará em breve um autódromo de padrão internacional. O empreendimento está em construção, desde 2014, às margens da rodovia BR-267, altura de Lima Duarte, distante cerca de 45 quilômetros do Centro de Juiz de Fora. Nas fotos recebidas pela reportagem, já é possível observar que as obras estão em estado avançado, sendo possível identificar o traçado de parte da pista. A previsão é que o asfalto seja colocado até o fim do próximo ano, credenciando o espaço para competições de carros e motos que não exigem estrutura de público, como arrancadas e track day. Depois, gradativamente, o planejamento é investir na construção de arquibancadas, cuja previsão é terminar em até dois anos.

O autódromo em construção é ambicioso e mira ser uma das melhores pistas do circuito nacional, apta a receber todas as competições de velocidade: do truck às corridas de fórmula e turismo, passando pela motovelocidade. O projeto da pista foi entregue a um grande especialista no assunto, o uruguaio Jhonny Bonilla, responsável por muitos anos pela homologação de circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Já o autódromo em si tem projeto assinado por um escritório do Rio Grande do Sul, o Milanez Arquitetos.

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Ubaense investe no negócio

Um dos investidores do futuro autódromo é o ubaense Givanildo Massardi, que, pela primeira vez, falou sobre o projeto para uma equipe de reportagem. Segundo ele, Lima Duarte foi escolhida por possuir um terreno com características que o tornam apto ser transformado em autódromo, além da sua localização geográfica. Ou seja, às margens da rodovia BR-267 e a poucos quilômetros da BR-040. “Além da CBA, também queremos a homologação da pista pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA)”, disse, adiantando a intenção de adquirir provas de competições de dentro e fora do país.

Para isso, está sendo construída uma pista de dimensões generosas. Ao todo, são 3.200 metros de extensão em sentido anti-horário, com 12 metros de largura. Na maior reta, são 15 metros de largura por 700 de comprimento. “Como ela foi pensada para motociclismo (também), temos uma área de escape que garante total segurança dos pilotos. Ela é muito segura para motos, e ainda mais para carros”, garante Givanildo.

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(Foto: Divulgação)

Oito anos desde o sonho

O projeto de construção do Autódromo Potenza, como será chamado, teve início em 2010 e começou a ser consolidado em 2014, com a aquisição da Fazenda Cachoeirinha, que possui cerca de 600 mil metros quadrados de área entre montanhas. Desde então, as atividades são concentradas na terraplanagem, a partir do projeto feito para aproveitar toda a extensão do terreno.

A conclusão da pista em 2019 sugere que o sonho de a Zona da Mata receber um autódromo está próximo de se tornar realidade. E a intenção com o investimento não é somente trazer corridas para a região, mas fomentar todo um setor. A ideia é que o circuito Potenza seja, também, uma referência em formação de novos pilotos.

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