Site icon Tribuna de Minas

Contribuintes buscam Prefeitura em último dia de pagamento do IPTU com desconto

Foto: Nayara Zanetti

PUBLICIDADE
(Foto: Nayara Zanetti)

O prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à vista com desconto de 10% termina nesta quinta-feira (2). Nesta manhã, a Tribuna esteve no Atendimento ao Cidadão, localizado atualmente na Avenida Rio Branco, número 1843, no prédio da Cesama, e registrou grande movimentação de contribuintes que optaram por essa forma de pagamento e precisavam esclarecer dúvidas.

De acordo com o subsecretário da Fazenda, Matheus Jacometti, até a manhã desta quinta, 30% dos cidadãos de Juiz de Fora já haviam optado por pagar o IPTU à vista. A expectativa é de que este número aumente até o final do dia.

PUBLICIDADE

O IPTU de 2023 foi corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,9%. A secretária da Fazenda, Fernanda Finotti, afirma que quem pagar à vista até hoje será beneficiado, pois o desconto oferecido supera a inflação do período em 4,1%.

Moradores esclarecem dúvidas

Entre os contribuintes que buscaram a Prefeitura nesta quinta-feira estava Luiza Helena Rocha, de 70 anos, moradora do Bairro Bandeirantes. Segundo ela, todo ano se planeja para pagar a vista e neste ano não foi diferente. “Além de ser mais vantajoso por causa do desconto, você também fica livre do compromisso de pagar todo mês as parcelas, principalmente na atual situação econômica do país”, explica a contribuinte.

PUBLICIDADE

Luiza Helena disse que notou um aumento no valor do imposto em 2023. No ano passado, ela pagou R$ 713 e agora, com desconto, vai pagar R$ 755. “Se eu fosse dividir, ia ficar pagando em dez vezes esse valor, então prefiro pagar esse e já começar a juntar para o do ano que vem”, conta Luiza.

No local também estava a moradora da Zona Norte Fernanda Berto, em busca de informações a respeito da situação dos contribuintes que receberam  isenção do pagamento do IPTU em razão das enchentes causadas pelas fortes chuvas de janeiro.

PUBLICIDADE

A prefeita Margarida Salomão (PT) assinou, na última segunda-feira (30), o decreto que garante o benefício para os moradores da cidade afetados pelos alagamentos. No entanto, o documento de isenção estará disponível somente a partir de março.

Por volta de 11h desta quinta, cerca de 30 pessoas esperavam na fila do Atendimento ao Cidadão, mas nem todos estavam no local para tratar de assuntos ligados ao IPTU. Algumas pessoas que estavam aguardando para fazer agendamento chegaram a reclamar do tamanho da fila, que misturava os atendimentos relacionados ao IPTU com os demais.

PUBLICIDADE

Como pagar o IPTU à vista

O contribuinte que pretende quitar o imposto com desconto deve acessar e preencher o formulário disponível no site da PJF. É preciso ter em mãos o número da inscrição imobiliária do imóvel. O prazo para acerto à vista, com desconto, teve início em 9 de janeiro.

Neste ano, também será possível emitir o boleto diretamente nas casas lotéricas conveniadas com a PJF. Confira a lista neste link.

Já para os que optaram pelo parcelamento do IPTU em dez vezes, a informação da PJF é que os carnês serão enviados às residências em março. Há, mais uma vez, a alternativa de impressão do boleto pelo site institucional. O vencimento da cota única sem desconto, e também da primeira parcela, é dia 20 de março.

Exit mobile version