Site icon Tribuna de Minas

36 filmes para conferir em 2019

PUBLICIDADE

Pois é, 2018, o mais infinito de todos os anos, finalmente terminou, e não faltaram filmes para ajudarem a aguentar o tranco. Pois agora é hora de dar as boas-vindas e encarar 2019, e se o ano que se inicia promete outras fortes emoções, que pelo menos o cinema nos ajude a enfrentar o que vem por aí. Por isso, a Tribuna selecionou nada menos que 36 filmes agendados – pelo menos por enquanto, vai que algum deles é adiado – para esta nova jornada de nosso planeta em torno do sol, dentre blockbusters, filmes com cheiro de Oscar, animações, continuações, adaptações, cinebiografias… Tem de (quase) tudo um pouco, então é hora de conferir quais as boas para 2019 na tela escura.

HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO

A elogiada animação da Marvel promove o encontro de diversas versões do herói, indo do Peter Parker original ao Mile Morales do Universo Ultimate, sem se esquecer do Aranha Noir, a Spider-Gwen e o divertido Porco-Aranha (!).

PUBLICIDADE

10 de janeiro

VIDRO

Kevin Crumb (James McAvoy), David Dunn (Bruce Willis) e Elijah Price (Samuel L. Jackson) enfim ocupam a mesma sala no encerramento da trilogia do diretor M. Night Shyamalan, que surpreendeu todo mundo quando se descobriu que o excepcional “Fragmentado” (2017) era a continuação de “Corpo Fechado” (2000).

PUBLICIDADE

17 de janeiro

CREED II

Michael B. Jordan volta a vestir as luvas e o calção do boxeador Adonis Creed na continuação do elogiado longa de 2015. Desta vez, ele vai enfrentar ninguém menos que Viktir Drago (Florian Munteanu), filho do homem que matou seu pai em pleno ringue.

PUBLICIDADE

24 de janeiro

SE A RUA BEALE FALASSE

Listado entre os favoritos para o Oscar deste ano, o filme de Barry Jenkins leva para a tela o romance de James Baldwin, que mostra a luta de uma mulher grávida (Kiki Layne) para provar a inocência do marido.

PUBLICIDADE

24 de janeiro

VICE

Christian Bale engordou uns bons quilos e se encheu de maquiagem e próteses para dar vida ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, nesta produção dirigida por Adam Mckay (“A grande aposta”). Deve concorrer a algumas estatuetas do Oscar.

31 de janeiro

CAPITÃ MARVEL

Depois que Nick Fury mandou aquela mensagem interestelar em “Vingadores: Guerra Infinita”, todo mundo quer saber a importância da Capitã Marvel para “Vingadores: Ultimato”. O longa, porém, é passado nos anos 90 e mostra a origem da personagem interpretada por Brie Larson, que se envolverá com Krees, Skrulls e uma ameaça invisível aos nossos olhos. Mas será que ela receberá a mensagem ainda neste filme?

7 de março

NÓS

Jordan Peele ganhou um Oscar de roteiro original pelo surpreendente “Corra!”, de 2017,e volta ao suspense, terror e um tiquinho de comicidade com “Nós”, em que uma família vê a viagem de final de semana se tornar um pesadelo quando cruzam com versões malignas deles mesmos. Com Lupita Nyongo’o, Winston Duke e Elisabeth Moss.

21 de março

DUMBO

A Disney continua a apostar em versões de seus clássicos animados que misturam atores de carne e osso com personagens gerados por computador. O escolhido da vez é o elefantinho Dumbo, que terá sua história contada por Tim Burton.

28 de março

CEMITÉRIO MALDITO

O livro de Stephen King já havia ganhado uma adaptação em 1989 e agora entra na onda dos remakes das adaptações. Jason Clarke e John Lithgow estão no elenco do filme que mostra as desventuras da família que se muda para a casa ao lado de um cemitério de animais, mas que antes era usado para enterrar a população indígena.

4 de abril

SHAZAM!

David F. Sandberg foi o escolhido para levar até a tela grande as aventuras do super-herói Shazam (Zachary Levi), que surge para enfrentar a bandidagem toda vez que é invocado pelo guri Billy Batson (Asher Angel). Nesta tentativa da Warner/DC para fugir do sombrio/realista de Zack Snyder, o vilão será o Dr. Silvana (Mark Strong).

4 de abril

HELLBOY

O personagem das HQs criado por Mike Mignola teve dois bons filmes dirigidos por Guillermo del Toro, mas que não renderam a bilheteria esperada. Agora, o Filho do Inferno retorna pelas mãos de Neil Marshall, com David Harbour interpretando o protagonista e elenco que ainda conta com os nomes de Mila Jovovich e Ian McShane (“Deuses Americanos”).

11 de abril

MARIGHELLA

Wagner Moura dirige a cinebiografia do polêmico guerrilheiro Carlos Marighella, morto pelas forças da ditadura militar em 1969. Seu Jorge dá vida ao protagonista numa produção que tem como base o livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães.

18 de abril

VINGADORES: ULTIMATO

O blockbuster mais esperado do ano, certo? A produção da Marvel vai mostrar os efeitos de “Guerra Infinita”, em que Thanos conseguiu juntar as seis Joias do Infinito e executou seu plano de eliminar metade da vida do universo com um simples estalar de dedos. Desde então, a metade que sobreviveu discute como os heróis farão para reverter as ações do vilão.

25 de abril

ALLADIN

Olha a Disney de novo! Guy Ritchie aceitou a missão de fazer a versão live-action da bem-sucedida animação lançada pelo estúdio em 1992. Porém, nem a presença de Will Smith como o Gênio tem livrado a produção da desconfiança e pouca animação (ops) por parte do público depois do primeiro trailer e das fotos de divulgação.

23 de maio

GODZILLA II: REI DOS MONSTROS

Que se dane o elenco e o diretor (Michael Dougherty): tudo o que queremos é um bom filme de pancadaria e destruição entre monstros gigantes, com o bom e velho Godzilla enfrentando alguns dos seus clássicos inimigos, Mothra, Rodan e Ghidorah com suas três cabeças. Só não estragar a história, que os kaijus sabem fazer sua parte direitinho.

30 de maio

ROCKETMAN

Taron Egerton, de “Kingsman”, interpreta o cantor e compositor Elton John na cinebiografia do astro pop inglês. A produção dirigida por Dexter Fletcher vai mostrar a trajetória de Reginald Kenneth Dwight da infância até atingir o sucesso.

30 de maio

X-MEN: FÊNIX NEGRA

A clássica saga de Chris Claremont e John Byrne já ganhou uma decepcionante adaptação para o cinema em 2006, e agora a Fox aposta em uma nova versão, desta vez passada nos anos 90. As refilmagens, adiamentos de estreia, a compra da Fox pela Disney e a fraquíssima Sophie Turner como Jean Grey colocaram a produção sob um tsunami de dúvidas e desconfiança por parte dos fãs.

6 de junho

MIB: HOMENS DE PRETO – INTERNACIONAL

Depois de três longas estrelados por Will Smith e Tommy Lee Jones, cabe à dupla Chris Hemsworth e Tessa Thompson levar a franquia para novos caminhos. Na história, a Agência Homens de Preto se torna internacional, mas se vê sob risco quando um se descobre que há um traidor infiltrado. A direção é de F. Gary Gray.

13 de junho

TOY STORY 4

Woody, Buzz Light Year, Jesse e demais amigos estão felizes como brinquedos de uma garotinha, mas a chegada de um garfo transformado em brinquedo vai gerar uma série de problemas para a turma.

20 de junho

TURMA DA MÔNICA – LAÇOS

Provavelmente o mais aguardado lançamento nacional de 2019, a versão em carne e osso dos personagens criados por Maurício de Souza mostra Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali à procura do cachorro Floquinho. A jornada deve estreitar ainda mais os laços de amizade do grupo. E ainda tem Rodrigo Santoro como o Louco!

27 de junho

HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA

Como Peter Parker (Tom Holland) morreu com o estalar de dedos de Thanos em “Vingadores: Guerra Infinita”, pouco se sabe sobre a nova produção estrelada pelo Amigão da Vizinhança. Certezas? Que a história se passa em Londres, que Jake Gyllenhaal interpreta o vilão Mysterio… E que o Homem-Aranha vai retornar do mundo dos mortos em “Vingadores: Ultimato”.

4 de julho

O REI LEÃO

A internet entrou em histeria há poucas semanas, quando a Disney divulgou o primeiro trailer da versão em CGI do clássico de 1994. Jon Favreau é o diretor da história que vai mostrar novamente as aventuras e tragédias que envolvem a vida de Simba, leão destinado a se tornar o novo Rei da Selva.

18 de julho

OS NOVOS MUTANTES

Assim como “X-Men: Fênix Negra”, o filme dos Novos Mutantes passou por adiamentos e (muitas) refilmagens. O primeiro trailer divulgado parecia promissor, mas agora tudo é dúvida na história dirigida por Josh Boone e que vai apresentar os personagens criados por Chris Claremont e Bob McLeod em 1982.

1º de agosto

HEBE

Morta em 2012, aos 83 anos, Hebe Camargo é um dos ícones da TV tupiniquim. A vida da atriz, apresentadora e cantora é levada para a tela grande com direção de Maurício Farias e Andréa Beltrão no papel da protagonista.

15 de agosto

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD

O décimo filme de Quentin Tarantino vai se passar no final da década de 1960 e misturar as histórias de um ator e seu dublê com os crimes cometidos pelo maníaco Charles Manson. O elenco, parta variar, tem alguns dos maiores nomes de Hollywood: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Al Pacino, Kurt Russell, Michael Madsen, Tim Roth, Dajota Fanning – tem espaço até para o sumidíssimo Luke Perry, de “Barrados no baile”.

15 de agosto

IT: A COISA 2

A excelente bilheteria de “It: A coisa” garantiu com sobras a continuação da nova adaptação do livro de Stephen King. A história se passa agora 27 anos depois dos eventos mostrados no longa de 2017, com os adolescentes de então se reencontrando e descobrindo que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta.

5 de setembro

SIMONAL

Mais uma cinebiografia made in Brazil, desta vez com um dos mais talentosos e polêmicos cantores brasileiros do século XX. O longa de Leonardo Domingues mostra a vida de Wilson Simonal (Fabrício Oliveira), que conheceu o auge do sucesso entre os anos 60 e 70 e depois relegado ao ostracismo quando foi acusado de apoiar a ditadura militar.

19 de setembro

CORINGA

O fracasso de “Liga da Justiça” fez com que a Warner/DC atirasse para todos os lados, e uma das apostas é o filme que vai mostrar a origem do mais famoso inimigo do Batman. A produção tem direção de Todd Phillips e Joaquin Phoenix (“Johnny e June”) interpretando o Palhaço do Crime.

3 de outubro

EDUARDO E MÔNICA

Além do filme sobre sua juventude e a formação da Legião Urbana (o fraco “Somos tão jovens”), Renato Russo já teve uma de suas músicas, o épico “Faroeste Caboclo”, adaptado para a tela grande. Agora é a vez de “Eduardo e Mônica”, sobre um casal que tinha tudo de diferente, ganhar versão cinematográfica. A direção é de René Sampaio, com Gabriel Leone e Alice Braga como protagonistas.

10 de outubro

AS PANTERAS

A famosa série de TV já havia sido adaptada para o cinema na década passada, com Drew Barrymore, Lucy Liu e Cameron Diaz como protagonistas em dois longas. A franquia ganha um novo reboot, com Elizabeth Banks na direção e Kristen Stewart, Ella Balinska e Naomi Scott como as destemidas integrantes de uma agência de detetives.

31 de outubro

O EXTERMINADOR DO FUTURO 6

Com o fraco desempenho das produções mais recentes da franquia, sem contar reboots e retcons, é até difícil saber se existe algum futuro, passado ou presente para ser exterminado. Mesmo assim, teremos mais um filme da série, com os retornos de Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger. Entre as novidades, Mackenzie Davies, Natalia Reyes e Gabriel Luna. A direção é de Tim Miller.

31 de outubro

KINGSMAN 3

Se realmente estrear na data prevista, o terceiro filme da franquia – e sucessor de “Kingsman: O Círculo dourado” (foto) – será um prólogo passado durante a I Guerra Mundial e o primeiro de uma série de derivados criados a partir da rentável adaptação da minissérie em quadrinhos criada por Mark Millar. Matthew Vaughn, diretor dos dois primeiros longas, retorna à função.

14 de novembro

SONIC – O FILME

Adaptações de jogos eletrônicos costumam se dar mal na transposição para o cinema, mas a Paramount resolveu levar mesmo assim as aventuras do popular ouriço para a tela grande, misturando personagens interpretados por atores de carne e osso com outros gerados por computação gráfica. Jim Carrey interpreta o vilão Robotnik.

14 de novembro

ZUMBILÂNDIA 2

Lançado em 2010, o longa de Ruben Fleischer se tornou cult entre a galera e até rolou o projeto de uma série para a TV, que não passou do episódio piloto. Depois de anos sendo prometida, a continuação deve chegar aos cinemas ainda este ano, com Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Emma Stone e Abigail Breslin reprisando seus papéis. Ainda não há detalhes sobre a história.

14 de novembro

STAR WARS: EPISÓDIO IX

Outro dos mais aguardados blockbusters de 2019, a terceira parte da terceira trilogia de “Star Wars” ainda não tem título oficial nem sinopse e trailer divulgados. O que se sabe é que Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega e Oscar Isaac estarão de volta, além de aproveitarem no longa cenas gravadas com Carrie Fisher (morta em 2016) originalmente para “Os últimos Jedi”. J.J. Abrams é o diretor.

19 de dezembro

CATS

O famoso musical criado por Andrew Lloyd Webber será levado para os cinemas pelo diretor Tom Hooper, que não economizou no elenco. Entre os nomes confirmados estãoos de Ian McKellen, Taylor Swift, Idris Elba, Judi Dench e Jennifer Hudson. Na história, um grupo de gatos se reúne anualmente a fim de mostrar a seu líder quem merece ir para um lugar melhor.

26 de dezembro

Exit mobile version