Site icon Tribuna de Minas

Cinema: só mesmo comédia e animação para aliviar

PUBLICIDADE
Acostumado a uma vida sossegada, personagem de Leandro Hassum vai descobrir as dores e os prazeres da paternidade (Foto: Divulgação)

Com a greve dos caminhoneiros nesse clima de “quando é que tudo volta ao normal?”, fica difícil saber o que fazer para aproveitar o feriado de Corpus Christi. Sem gasolina no tanque, é arriscado pegar a estrada; para quem fica em casa, poucas são as atrações confirmadas para o feriado prolongado. A opção, então, pode ser o cinema, com as estreias nesta quinta-feira (1º) da comédia brasileira “Não se aceitam devoluções” e a animação “Gnomeu e Julieta: O mistério do jardim”.

Começando pelo cinema feito por aqui. Entra ano, sai ano, uma certeza é que teremos uma comédia estrelada por Leandro Hassum, um dos artistas mais populares da TV brasileira e astro de sucessos como “Até que a sorte nos separe” e “O candidato honesto”, por mais que a qualidade das produções passe do limite do questionável. Pois bem, cá está o comediante mais uma vez, agora arriscando num longa que une a comédia a doses fartas de drama, isso sim uma novidade em seu currículo na tela grande.

PUBLICIDADE

“Não se aceitam devoluções” é uma coprodução da Globo Filmes com a Fox e é o remake de uma produção mexicana de 2013, de Eugenio Derbez, e que obteve a façanha de levar 18 milhões de espectadores aos cinemas do país. Para a versão nacional, o diretor é André Moraes (“Entrando numa roubada”, “Muita calma nessa hora”), e o roteiro é de responsabilidade de Ana Maria Moretzsohn e sua filha Patrícia, com experiência principalmente em telenovelas.

Só essa última parte já provoca medo no cidadão, afinal um dos grandes problemas do cinema brasileiro é essa mistura de episódio estendido de comédia televisiva com teatro filmado, mas o longa tenta virar o jogo ao adicionar o drama do original ao talento de Hassum para a comédia. Ele interpreta Juca Valente, um dono de quiosque numa praia paulista que sempre se dá bem com a mulherada e tem preocupação zero com o futuro. Só que isso muda quando uma americana, Brenda (Laura Ramos), aparece do nada e deixa com ele uma menina, ainda bebê, que ela diz ser fruto de um relacionamento passageiro dos dois. Como ele não sabe de onde veio e para onde a moça foi, não resta escolha a não ser se tornar pai solteiro e responsável. Se no início ele não gosta muito da ideia, aos poucos ele cai de amores pela criança e se torna a melhor figura paterna possível.

PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, porém, a menina (interpretada por Manuela Kfouri quando fica mais crescidinha) quer saber quem é sua mãe, e por conta disso Juca vai com ela até os Estados Unidos, mais precisamente Hollywood, em busca da tal figura. Apesar de não ser dos sujeitos mais corajosos do mundo, Juca Valente acaba aceitando um emprego de dublê na própria Fox e vai dividir seu tempo entre as porradas da profissão e a busca pela mãe de sua filha — tudo intercalado, claro, por cenas cômicas e outras dramáticas.

Gnomos shakesperianos

Gnomeu e Julieta terão a ajuda de Sherlock Gnomos e seu parceiro Watson para desvendar o mistério do desaparecimento dos gnomos do jardim (Foto: Divulgação)

Já a animação infantil “Gnomeu e Julieta: O mistério do jardim” é continuação do sucesso de 2011. Para quem não lembra, o original adaptava para o mundo dos gnomos de jardim o clássico “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, porém com um final feliz. Desta vez, Gnomeu e Julieta já estão casados quando retornam para a Inglaterra. Ao chegarem ao jardim, descobrem que vários gnomos desapareceram sem deixar vestígios. Por isso, eles terão a ajuda do detetive Sherlock Gnomos (óbvia versão de Sherlock Holmes) e seu assistente Watson, que por sua vez já estavam envolvidos em mistério parecido, para descobrir o paradeiro dos diminutos amigos.

PUBLICIDADE

“Não se aceitam devoluções”
UCI 5: 13h30, 15h45, 18h, 20h15, 22h30

“Gnomeu e Julieta”
UCI 2 (dub): 14h. UCI 2 (3D/dub): 16h, 18h, 20h

PUBLICIDADE
Exit mobile version