Prova de que a cultura não para mesmo em tempos de coronavírus, um novo projeto musical deu as caras esse mês. O trio Permaneço Deitada lançou o single “As traças e os ratos”, que ganhou videoclipe – disponível no canal da banda no YouTube e também na página do grupo no Facebook – e ainda pode ser ouvido no Bandcamp. Em breve, deve estar disponível também nas outras plataformas de streaming. A canção é uma prévia do álbum de estreia do grupo, “Assim falava o Homem Coelho”, que está sendo gravado no estúdio Rise Together com produção de Tierez Oliveira. Já o videoclipe foi filmado e editado pelo Leonardo Amorim
A Permaneço Deitada surgiu após o final da banda anterior de Bira, a Poetisa Dissecada, que fechou a loja no ano passado. A princípio seria um projeto solo do artista, mas os planos foram mudando rapidamente. “Quando a Poetisa Dissecada encerrou suas atividades, eu estava em uma fase de criação musical e conceitual muito intensa, e rara. Escrevi muitas coisas e entre essas coisas estava o álbum ‘Assim falava o Homem Coelho’ e a concepção artística do projeto Permaneço Deitada, com todas as suas metáforas e personagens”, conta.
“No início, meu amigo Madney Bundish – que também atua na cena musical da cidade – me ajudou muito, e com essa ajuda eu produzi a versão demo do álbum. Depois comecei a pensar em quem seriam os músicos para regravar as faixas numa versão mais profissional, e também para linguagem ‘ao vivo’ do projeto. A primeira pessoa que convidei foi o Yugh Synth, que esteve comigo em todos os projetos musicais que tive. A segunda pessoa foi a Letícia Torga, que havia acabado de sair da banda em que estava tocando. Quando começamos a gravar o Tierez Oliveira produziu as baterias, atuando na banda como um membro não oficial.”
Bira L. Silva fala, ainda, das diferenças em relação à Poetisa Dissecada. De acordo com ele, as letras são mais intimistas, com músicas mais lentas, faladas e não cantadas, diferente do punk que marcava seu grupo anterior. “Entramos numa textura que se aproxima mais do darkwave, com influências de artistas que eu considero deuses dentro do meu mundo, como o Nick Cave, o Rozz Williams e a banda de post punk nacional dos anos 80, Black Future”, explica, e falando ainda do conceito pensado em respeito ao Permaneço Deitada.
“O principal objetivo da banda é dar luz aos personagens e à história que se passa como plano de fundo. Personagens como o Homem Coelho, que fugiu das engrenagens do mundo para se esconder dentro de sua toca e, de dentro dela, afastado de toda humanidade, observar toda a ruína dos homens e de seus feitos. Além dos ‘Homens Moeda’, que são metáforas para os horrores do sistema.”