Site icon Tribuna de Minas

Dia internacional da animação tem mostra de curtas em Juiz de Fora

PUBLICIDADE
Premiado documentário de animação conta drama de crianças separadas dos pais durante a ditadura militar no Brasil (Foto: Divulgação)

Ainda crianças, Isabel, Gregório, Virgílio e Vlademir viram o pai ser sequestrado e a mãe ser presa na “Torre das donzelas” do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Virgílio Gomes da Silva, o pai, tornou-se ausência, e seu corpo nunca foi encontrado. Ilda Martins da Silva, a mãe, passou nove meses encarcerada, quatro deles sem nenhum contato com os filhos. Nos 18 minutos de “Torre”, documentário de animação da diretora Nádia Mangolini, os quatro irmãos contam os horrores que viveram durante a ditadura militar. Premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de melhor filme do público, da crítica e direção de arte, pelo júri oficial, o filme é um dos destaques na programação do “Dia Internacional da Animação”, que ganha versão juiz-forana nos dias 27 e 29 de outubro e 3 de novembro, no Museu Ferroviário, no Sesc Juiz de Fora e no Cine Clube Travessia. Nesta sexta, 26, o evento também teve exibições na Praça CEU, da Zona Norte.

Celebrada em mais de 200 cidades do país, a animação, cuja data oficial de homenagem é 28 de outubro, apresenta-se em diferentes línguas e linguagens. Promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o evento exibe, com entrada franca, curtas-metragens do Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão, entre outros. Os filmes, com os recursos de audiodescrição, libras e legendagem, podem ser vistos por deficientes auditivos e visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo. Além de “Torre”, também se desta na mostra o filme “Metamorfose”, da mineira Jane Carmen Oliveira, sobre uma menina em busca de aceitação social e o mexicano “Los aeronautas”, de León Fernández, sobre uma tribo que vive no deserto, mas sonha em conhecer os pomares do paraíso.

PUBLICIDADE

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia Internacional da Animação

Dia 27 (sábado), Mostra Infantil às 17h, no Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001 – Centro)
Dia 29 (segunda), Mostra Infantil às 16h30 e Mostra Nacional e Internacional às 18h, no Sesc Juiz de Fora (Avenida Rio Branco, 3.090)
Dia 3 (sábado), Mostras Nacional e Internacional às 16h, no Museu Ferroviário e Mostra Infantil às 16h, no Cine Clube Travessia (Rua Jacinto Marcelino 25 – Vila Olavo)

PUBLICIDADE
Exit mobile version