Site icon Tribuna de Minas

Luizinho Lopes apresenta novo álbum em show em JF

PUBLICIDADE
Novo álbum do cantor e compositor (à direita) foi gravado em abril na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora e teve direção e participação de Ricardo Itaborahy (Foto: Humberto Nicoline/Divulgação)

O cantor e compositor Luizinho Lopes se apresenta domingo (27), às 16h, no Mamm, com o show de lançamento de seu mais recente álbum, “Pé de letras”, que chegou às plataformas de streaming no final de setembro. Para a apresentação, que encerra a programação do “Literatura Mamm”, o artista será acompanhado pelo pianista Ricardo Itaborahy, que participou da gravação do disco e também assinou a direção musical. O repertório do show terá as músicas do álbum e outras de discos como “Falas perdidas” e “Luizinho Lopes ao vivo”, com o artista ao violão e Ricardo no piano. “Talvez eu toque a viola de dez cordas no show”, adianta. “Comecei a tocar o instrumento semana passada e fiquei animado; ainda estou começando, mas tgeriu realizarmos um trabalho nessa linha, que privilegiasse a própria arte; não só a poesia, como também o cinema, a música, a escultura.”

PUBLICIDADE

Canções inéditas, regravações e poesia musicada

Com um total de 11 músicas, o novo álbum de Luizinho Lopes tem algumas regravações, como “Til” e “Ponto final”, que estavam em seu trabalho de estreia, sendo que a segunda nunca havia ganhado uma nova roupagem. Outro resgate é da canção “Em mim”, composta a partir da letra do escritor Luiz Ruffato. Mas o destaque do trabalho vai para as canções inéditas. “São músicas antigas, mas que nunca havia gravado, como a própria ‘Pé de letras’, que fiz quando meu filho tinha apenas 1 ano de idade, e agora ele tem 27”, exemplifica. Além da faixa-título, o álbum tem ainda como novidades “Órbita”, “Baile de imagens”, “Só”; uma canção que fica no meio-termo é “Dança das palavras”: composta pelo artista, ela já foi gravada oficialmente, porém pelo Lúdica Música em seu primeiro disco, de 1993.

Outra inédita, mas composta recentemente, é “O que dizem os tambores”, em que Luizinho Lopes musicou o poema homônimo da poeta e atriz Elisa Lucinda. De acordo com ele, a música surgiu cerca de três semanas antes de partirem para a gravação do álbum. “Enviei um dos meus discos para ela através de um amigo em comum, e ela gostou tanto que enviou um de seus livros. E nele eu vi essa poesia, e na hora veio a música na minha cabeça”, relembra. “Não a conhecia pessoalmente, mas entrei em contato para conseguir a autorização; mandei um rascunho do que seria a música, ela gostou demais e autorizou. Foi um negócio muito imediato, e são essas coisas que dão prazer na hora de compor, essas coisas surpreendentes, inesperadas.”

PUBLICIDADE

Videoclipe na TV por assinatura e outros projetos

Enquanto o novo álbum vai sendo descoberto pelo público, Luizinho pode comemorar a veiculação do videoclipe do single “No retrato”, de 2018, na TV fechada – primeira vez que o artista tem um vídeo transmitido para todo o país. Os canais Bis e Music Box Brasil incluíram o trabalho, dirigido por Márcio Moreira, nas suas grades de programação desde o mês passado. “A música é uma parceria minha com o Iacyr Anderson Freitas, sendo que o vídeo já tem mais de 60 mil visualizações. Acho que foi o que despertou a atenção das emissoras, que ligaram para mim a fim de saber se havia interesse de incluir meu vídeo na programação. Para mim é muito bom, pois ajuda na divulgação; fiquei sabendo que também já passou no Multishow.”

Depois de promover o lançamento de “Pé de letras” com o show no Mamm, Luizinho Lopes já tem um novo espetáculo engatilhado, “Mote”. Ele será apresentado em 5 de novembro, às 18h30, no Cine-Theatro Central, dentro do projeto Palco Central. E terá as participações das cantoras Andréa Monfardini e Elisa Bara Zaguetto (“Uma jovem de 15 anos que canta pra caramba”, elogia); do músico Gustavo Duarte, com quem divide o palco no projeto “Quixotes”; e da contadora de histórias Alessandra Visentin. “O repertório do show terá canções dos meus álbuns, com a Alessandra fazendo a junção de uma música para outra, como se fosse meu inconsciente falando do momento em que elas surgiram”, adianta.

PUBLICIDADE

Por fim, Luizinho Lopes fala ainda de como surgiu o projeto “Quixotes”, que já teve quatro apresentações – a mais recente durante a Fliminas (Festa Literária de Minas Gerais), em Rio Novo, em setembro. “O Gustavo Duarte toca muito nos calçadões da Halfeld e da São João, e um dia, há três anos, parei para vê-lo tocando. Fiquei emocionado com aquele repertório maravilhoso. Na época ele estava com 20 anos e brinquei, ‘acho que você não me conhece, mas sou músico e tenho vontade de fazer um show contigo”, conta.

De início, a ideia ficou apenas sendo uma vontade. Gustavo, porém, passou a participar do Encontro de Compositores, e Luizinho conta que o evento ajudou a dupla a se entrosar. “Entrei em contato com ele este ano e o convidei para fazer o ‘Quixotes’, pois minhas músicas têm muitas referências ao ‘Dom Quixote’, a Cervantes, e desde então já fizemos quatro apresentações. É um espetáculo simples, e o próximo será dia 14 de novembro, na Arteria, com participação especial do (percussionista) Bré Rosário.”

PUBLICIDADE
Escritor Raffael Gallo participa do ‘Literatura Mamm’ com palestra neste sábado (Foto: Divulgação)

Sabadão literário

Além da apresentação de Luizinho Lopes, o “Literatura Mamm” tem outras atrações agendadas. Neste sábado a partir das 9h30, com a “Matinada poética” da seção local da União Brasileira de Trovadores, sarau com apresentação de trovas e músicas. Às 14h30, o público terá duas opções de atividades. A primeira é uma visita ao Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura do Mamm: com mediação do restaurador Valtencir de Almeida, os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas obras do museu e entender como Murilo Mendes buscava um diálogo entre sua criação literária e a imagem visual. Também é possível optar pela oficina “Histórias que encantam”, em que a educadora Margareth Marinho faz uma contação de histórias para crianças e adultos, culminando com a confecção de um Saci de brinquedo.

Mais tarde, às 16h, o escritor Raffael Gallo realiza a palestra “Os trabalhos do escritor”, em que fala sobre o ofício da arte literária e de que forma um escritor pode desenvolver formas de combinar a vocação com o sustento. Na sequência, encerrando as atrações do dia, será encenado o conto “O lugar de cada um”, do próprio escritor, adaptado pelo diretor Júlio César de Oliveira, que participa da encenação com os atores Marcus Amaral e Adryana Ryal. Na história, um professor metódico se depara com uma pessoa no lugar reservado a ele quando embarca em um ônibus.

LITERATURA MAMM

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA | 25/10
– Visita temática Biblioteca | Murilo Mendes: tradição e memória
– Feira gráfica MAMM (das 13h às 19h)
– Palestra “Publicações independentes: design editorial e expressão gráfica”, com
Claudio Fajardo (15h)
– Lançamento do livro “O Verbo e o Verso: uma leitura de Tempo e eternidade”, de
Edson Munck Jr (19h)

SÁBADO | 26/10
– Visita temática Laboratório de Pintura e Escultura | A poética entre o ver e o ler
– Sarau “Matinada Poética”, com União brasileira dos Trovadores (9h30)
– “Histórias que encantam” – Contação de história e oficina com Margareth Marinho (14h30 )
– Palestra “Os trabalhos do escritor”. Conversa com o escritor Rafael Gallo e Apresentação Teatral – “O lugar de cada um” (Cena Curta baseada no livro de contos
“Réveillon e outros dias”, de Rafael Gallo. Adaptação e direção de Júlio César Oliveira. (16h)

DOMINGO | 27/10
– Show de lançamento do álbum “Pé de Letras”, de Luizinho Lopes e Ricardo Itaborahy (16h)

MUSEU DE ARTE MURILO MENDES
Rua Benjamin Constant 790. Entrada franca
Informações: 3229 – 9070

Exit mobile version