Luiz Ruffato está confirmado para a abertura da 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, que acontece entre 14 e 19 de junho, com entrada gratuita, no Independência Trade Hotel. Além do dono dos prêmios Jabuti de 2015, na categoria infantil, e Prêmio Internacional Hermann Hesse 2016, outros nomes conhecidos do público brasileiro já confirmaram a participação, como Carina Rissi, Chris Melo, Patrícia Barboza, Graciela Mayrink, Maurício Gomyde, Gustavo Rosseb, Paulo Henrique Brito, Sheyla Smanioto e Nana Pauvolih. “Queremos trazer para as cidades de médio porte o que uma bienal do livro de grandes centros tem”, afirma Cristina Sena, da Signa Eventos, empresa responsável pela realização da feira, em coletiva de imprensa na tarde de ontem.
Espera-se que cerca de 60 mil pessoas curtam esses seis dias dedicados à literatura. Segundo a organização, serão instalados 45 estandes em uma área de 2.600 metros quadrados, e grandes editoras, entre Intrínseca, Sextante, Record e Novo Conceito, bem como editoras e livrarias locais, estarão presentes. “A bienal vem com um formato diferenciado, porque não vai se concentrar só no livro. Temos várias editoras nacionais, autores independentes, livreiros e pessoas que amam os livros”, comenta Cristina, apontando, ainda, que será a oportunidade de o público juiz-forano prestigiar a sua literatura. Da cidade, estão confirmados Edimilson de Almeida Pereira, Iacyr Anderson Freitas, Prisca Agustoni, Fernando Fiorese, entre outros.
De acordo com a organização, o site com a programação da bienal entrará no ar na próxima semana. Enquanto isso, seguem as negociações para a vinda de outros escritores. As escolas públicas e privadas da região podem agendar a visita dos alunos por meio do site ou pelos telefones 3217-6538 e 98886-2966.