O início da estação das flores é marcado em todo o país pelo evento “Primavera dos Museus”, evento oficial promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio reserva uma série de atrações para sábado (23), entre elas um desfile de moda inspirado nos antigos moradores do local, como Mariano Procópio, Dona Maria Amália, Alfredo Ferreira Laje, a Viscondessa De Cavalcanti, além de Dom Pedro. A ação conversa com a temática da iniciativa proposta para a 11ª edição do evento, “Museus e suas memórias”, e contará com criações de alunos do curso de moda do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora. O desfile acontece, às 11h, no Parque do Museu Mariano Procópio.
A confecção das vestimentas, conforme explica a coordenadora do Curso de Moda da Estácio, Paula Castro, partiu da adaptação e da customização de peças encontradas em brechós da cidade. “Os alunos fizeram um estudo sobre a moda da época, adaptando essas características nas peças mais contemporâneas. Os vestidos femininos, como o da Viscondessa e da Maria Amália, foram criados a partir do reaproveitamento de vestidos de noivas e tecidos do acervo do curso”, explica. Onze alunos do curso, divididos entre o 2º e o 3º período, participaram do projeto e confeccionaram as sete vestimentas em 20 dias.
Para a professora, o ganho para a formação acadêmica dos alunos em experiências como essas ultrapassa o conhecimento nos livros.”Eles estão acostumados a ver esses detalhes nas apostilas, mas, quando se deparam com uma peça real, conseguem analisar o tecido, as tramas e as costuras utilizadas na época. A gente conta a história por meio da moda. Antes de iniciar os trabalhos, eles vieram até o museu para conhecer o acervo e receber informações de pesquisadores e historiadores”, comenta Paula.
A “Primavera dos Museus” acontece sempre na terceira semana de setembro, do dia 18 ao 24, e reúne mais de 2.500 atividades culturais, realizadas em 417 cidades pertencentes a 25 estados e mais o Distrito Federal. O tema escolhido busca aproximar o público para que ele compreenda o papel social dos museus. Além do desfile de época, outras ações acontecem no final de semana. No sábado a programação começa às 9h, com o “Clube da descoberta” e o “Estar Bem”. A primeira é voltada para as crianças, com brincadeiras relacionadas à temática do Museu e ao resgate de brincadeiras. A segunda é destinada aos idosos, com atividades interativas, dança, oficinas e rodas de conversa. Às 13h, um casal de mestre-sala e porta-bandeira também se apresenta no parque. No domingo (24), o Coral da Cesama solta a voz às 10h, com repertório de Música Popular Brasileira.