Serão exibidos 134 filmes, sendo eles: 38 longas-metragens, três médias e 93 curtas. Os filmes foram distribuídos em mostras temáticas: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Formação, Debate, Jovem, Região e Mostrinha.
A Mostra Aurora chega em sua 16ª versão e se dedica a filmes independentes feitos por realizadores que produziram até três longas. Além disso, os filmes selecionados se caracterizam por apresentar risco estético e narrativo e, por isso, são considerados como os mais vigorosos da produção contemporânea brasileira. Serão apresentados sete filmes inéditos, que passaram pela curadoria de Camila Vieira, Francis Vogner dos Reis e Lila Foster. São eles: “A vida são dois dias” (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus; “As linhas da minha mão” (MG), de João Dumans; “Cervejas no escuro” (PB), de Tiago A. Neves; “Peixe abissal” (RJ), de Rafael Saar; “Solange” (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; “Vermelho bruto” (DF), de Amanda Devulsky; e “Xamã punk” (RJ), de João Maia Peixoto. Todos eles vão ser avaliados pelo júri oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.
Já a Olhos Livre, nome em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, é formada por longas-metragens que apresentam diversidade de formas e conceitos. Os realizados são alternados entre novatos e com carreira consolidada. É, em termos gerais, um panorama amplo de filmes instigantes do cinema atual. Foram selecionados seis filmes: “A alegria é a prova dos nove”, de Helena Ignez (SP); “O canto das amapolas”, de Paula Gaitán (SP); “Cambaúba”, de Cris Ventura (GO), “Alegorias”, de Leonel Costa (SP); “O cangaceiro da moviola”, de Luís Rocha Melo (MG/RJ); e “Terruá Pará”, de Jorane Castro (PA).
A Mostra Praça propõe um diálogo imediato com o público, e propõe uma seleção que mescla entre ficção e documentário a todos aqueles que passam pelo Centro Histórico da cidade, com longas e curtas-metragens. Os longas são: “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um sofredor”, de Alfredo Manevy, “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente, “A filha do palhaço”, de Pedro Diógenes e “Toda essa água”, de Rodrigo de Oliveira. Os curtas, por sua vez, são divididos em três séries, cada uma com quatro filmes, que serão espalhadas pela programação.
A Mostra Autoria apresenta dois filmes: “Canção ao longe”, da diretora mineira Clarissa Campolina, e “Amazônia, a nova minamata?”, dirigido pelo veterano Jorge Bodanzky. São filmes diferentes entre si, mas que propõem diálogo na medida em que apresentam traços e estilos marcantes. Enquanto a Sessão Debate traz o vencedor de melhor filme no Festival de Brasília de 2022, o documentário “A invenção do outro”, dirigido por Bruno Jorge, que acompanha uma expedição humanitária na Amazônia em busca da etnia isolada dos Korubos. A ação foi promovida pelo indigenista Bruno Pereira junto com o jornalista britânico Dom Phillips: os dois foram assassinados em junho de 2022, em um dos casos de grande repercussão no último ano. Um debate com o realizador e alguns convidados será guiado após a exibição.
A temática desta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes é “Cinema Mutirão”. A Mostra Cinema Mutirão vai apresentar filmes que dialogam com a ideia proposta pelo tema: de que o cinema é um ato de gestos compartilhados. Serão exibidos os curtas: “Paola”, de Ziel Karapotó; “Thuë pihi kuuwi _ Uma mulher pensando”, de Aida Harikariyoma Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yanomami; “Da ponte pra cá”, de Isabela da Silva Alves; “Luta pela terra”, de Camilla Shinoda e Tiago de Aragão; e “Escasso”, de ENCRUZA – Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia. Além deles, os três médias temáticos: “Partida de vôlei à sombra do vulcão”, de Clarissa Campolina e Fernanda Vianna; e “Entre a colônia e as estrelas”, de Lorran Dias e “Caixa preta”, de Saskia e Bernardo Oliveira.
Dialogando com essa temática, estão os homenageados desta edição: Ary Rosa e Glenda Nicácio. A Mostra Homenagem vai reunir os filmes dos realizadores mineiros: “Café com canela” (2017), “Ilha” (2018), “Até o fim” (2020), “Voltei!” (2021), “Mugunzá” (2022) e “Na rédea curta” (2022). As crianças também ganham espaço na Mostrinha, que reúne animações infantis. Os filmes selecionados são: “A ilha dos ilús”, de Paulo GC Miranda e “Chef Jack”, do mineiro Guilherme Fiúza Zenha.
Pelo segundo ano consecutivo, a mostra realiza a Conexão Brasil CineMundi, que apresenta filmes brasileiros na fase de Work in Progress – Corte Final. Serão apresentados sete filmes em sessões fechadas a uma plateia formada por profissionais da indústria cinematográfica nacional e internacional.
Já as outras sessões são voltadas aos curtas. Eles foram divididos em questões temáticas, de espaço e maneiras de pensar. São, ao todo, 93 curtas, tanto de nomes já consagrados quanto de estreantes na carreira.
Para além dos filmes, a mostra também programou outras atividades como debates e rodas de conversa, além das oficinas que já estão com inscrições encerradas. Esses encontros serão distribuídos entre os oito dias e têm como foco, principalmente, os filmes exibidos. A grande novidade desta edição é o Fórum de Tiradentes, que vai reunir a cadeia produtiva do audiovisual para pensar em diretrizes que serão encaminhadas ao Ministério da Cultura.
Durante a programação, outros tipos de arte também ganham destaque. Ao final de todos os dias, vários shows serão apresentados, entre eles: Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Felipe Cordeiro. O famoso cortejo também vai sair nas ruas de Tiradentes no primeiro sábado. Além disso, acontecerão performances audiovisuais e musicais, peças de teatro nas ruas e exposições temáticas.
Sexta-feira (20):
20h – Abertura oficial com recepção da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, no Cine-Lounge
20h30 – Homenagem a Ary Rosa e Glenda Nicácio
21h – Filme de abertura “Mugunzá”, dos homenageados Ary Rosa e Glenda Nicácio, no Cine-Lounge
23h30 – Show com Maurício Tizumba, no Cine-Lounge
Sábado (21):
10h15 – Debate com os curadores sobre a temática “Cine Mutirão”, no Cine-Teatro
11h – Mostrinha, com o filme “A ilha do Ilus”, no Cine-Lounge
11h30 – Abertura oficial do Fórum de Tiradentes, no Cine-Teatro
15h – Debate sobre o Cinema Mutirão do Rosza Filmes, Cine-Teatro
16h – Mostra Foco Minas – série 1, no Cine-Tenda
16h30 – Cortejo da Arte, Saída da Igreja do Rosário
17h30 – Mostra Cine Mutirão, no Cine-Teatro
19h – Roda de conversa “O teatro no cinema, o cinema no teatro – A experiência dos atores do Grupo Galpão, no Cine-lounge
20h – Exibição do filme “Canção ao longe”, na Mostra Autorias, no Cine-Tenda
21h – Exibição do filme “Na rédea curta”, na Mostra Praça, no Cine-Praça
22h – Exibição do filme “Caixa preta”, na Mostra Temática, no Cine-Tenda.
23h30 – Show com DJ Confusa e VJ Tttttuto, no Cine-Tenda
Domingo (22):
10h30 – Bate-papo sobre o filme “Canção ao longe”, no Cine-Teatro
11h- Mostrinha com o filme “Chef Jack”, no Cine-Tenda
11h30 – Lançamento de livros, no Cine-Teatro
12h30 – Apresentação da Cia Circunstância, no Cine-Praça
15h – Debate sobre Cine Mutirão, no Cine-Teatro
16h30 – Mostra Foco Minas – série 2, no Cine-Tenda
17h – Exibição do filme “A invenção do outro”, no Cine-Teatro
18h – Mostra Panoramas – série 1, no Cine-Tenda
20h – Pré-estreia do filme “Terruá Pará”, no Cine-Tenda
21h – Exibição do filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor”, no Cine-Praça
22h – Exibição do filme “Corpo presente”, no Cine-Tenda
23h30 – Show com Moreira E As Irmãs Sacaninha, no Cine-Tenda
Segunda-feira (23):
11h – Encontros com os filmes – “Terruá Pará”, no Cine-Teatro
12h15 – Encontro com os filmes – “Corpo presente”, no Cine-Teatro
15h30 – Debate sobre Cine Mutirão, no Cine-Teatro
16h30 – Mostra Panorama, série 2, no Cine-Tenda
18h – Exibição do filme “A alegria é a prova dos nove”, no Cine-Tenda
20h – Exibição do filme “As linhas da minha mão”, no Cine-Tenda
21h – Curtas na Praça, série 1, no Cine-Praça
22h30 – Mostra Foco, série 1, no Cine-Tenda
24h – Show com Dlipomattas, no Cine-Tenda
Terça-feira (24):
10h – Encontro com os filmes – “A alegria é a prova dos nove”, no Cine-Teatro
11h15 – Encontro com os filmes – “As linhas da minha mão”, no Cine-Teatro
12h30 – Encontro com os filmes – Mostra Foco, série 1, no Cine-Teatro
15h – Fórum Tiradentes – Plenária Aberta, no Cine-Teatro
16h – Mostra Panorama, série 3, no Cine-Tenda
18h – Exibição do filme “O cangaceiro da moviola”, no Cine-Tenda
19h – Roda de conversa com Helena Ignez, no Cine-Lounge
20h – Exibição do filme “Xama punk”, no Cine-Tenda
21h – Curtas na Praça, série 2, no Cine-Praça
22h30 – Mostra Foco, série 2, no Cine-Tenda
24h – Show com Felipe Cordeiro
Quarta-feira (25):
10h – Encontro com os filmes – “O cangaceiro da moviola”, no Cine-Teatro
11h15 – Encontro com os filmes – “Xama punk”, no Cine-Teatro
12h30 – Encontro com os filmes – Mostra Foco, série 2, no Cine-Teatro
14h30 – Fórum de Tiradentes – Leitura da Carta de Tiradentes, no Cine-Teatro
15h30 – Debate “Estratégias de festivais internacionais e a visão de programadores sobre o cinema brasileiro”, no Cine-Teatro
16h – Mostra Panorama, série 4, no Cine-Tenda
17h30 – Exibição do filme “Down Quixote”, no Cine-Teatro
18h – Exibição do filme “Cambaúba”, no Cine-Tenda
19h – Roda de conversa “O percurso da Mostra Aurora”, no Cine-Lounge
20h – Mostra Foco, série 3, no Cine-Tenda
21h – Curtas na Praça, série 3, no Cine-Praça
21h30 – Exibição do filme “Vermelho bruto”, no Cine-Tenda
24h45 – Show com Adriana Araújo
Quinta-feira (26):
10h – Encontro com os filmes – “Cambaúba”, no Cine-Teatro
11h15 – Encontro com os filmes – “Vermelho bruto”, no Cine-Teatro
12h30 – Encontro com os filmes – Mostra Foco, série 3, no Cine-Teatro
15h – Debate “Práticas coletivas no cinema brasileiro contemporâneo: aquilombamento e práticas indígenas”, no Cine-Teatro
16h – Mostra Panorama, série 5, no Cine-Tenda
17h30 – Mostra Formação, série 1, no Cine-Teatro
18h – Exibição do filme “O canto das ampolas”, no Cine-Tenda
20h – Exibição do filme “Cervejas no escuro”, no Cine-Tenda
21h – Exibição do filme “A filha do palhaço”, no Cine-Praça
22h – Exibição do filme “Peixe abissal”, no Cine-Tenda
24h – Show com Rodrigo Borges e Trio
Sexta-feira (27):
10h – Encontro com os filmes – “O canto das ampolas”, no Cine-Teatro
11h15 – Encontro com os filmes – “Cervejas no escuro”, no Cine-Teatro
12h30 – Encontro com os filmes – “Peixe abissal”, no Cine-Teatro
15h30 – Diálogos do Audiovisual – “Aquisição de talentos e desenvolvimento artístico da globo”, no Cine-Teatro
16h – Mostra Panorama, série 6, no Cine-Tenda
17h15 – Masterclass “O conceito gonçalves, a direção de arte e a arte preta”, no Cine-Teatro
18h – Exibição do filme “Alegorias”, no Cine-Tenda
19h – Mostra Regional, no Cine-Teatro
19h – Roda de conversa – “Jesuíta Barbosa: renovação atoral e engajamento”, no Cine-Lounge
20h – Exibição do filme “A vida são dois dias”, no Cine-Tenda
21h – Exibição do filme “Andança _ Os encontros e as memórias de beth carvalho”, no Cine-Praça
22h – Exibição do filme “Solange”, no Cine-Tenda
23h30 – Show com Ressonantes + VJ 1mpar
Sábado (28):
10h – Encontro com os filmes – “Alegorias”, no Cine-Teatro
10h30 – Mostrinhas de Cinema, no Cine-Tenda
11h15 – Encontro com os filmes – “A vida dão dois dias”, no Cine-Teatro
12h – Mostra Valores, no Cine-Tenda
12h30 – Show com Charrete Jazz Band, no Cine-Praça
12h30 – Encontro com os filmes – “Solange”, no Cine-Teatro
15h – Sessão Jovem, no Cine-Tenda
15h – Masterclass “Em busca de um personagem”, no Cine-Teatro
16h – Show de Mágica Família Kradym, no Cine-Praça
16h30 – Masterclass “Estrutura para séries”, no Cine-Teatro
18h – Exibição do filme “Amazônia, a nova minamata?”, no Cine-Tenda
18h – Mostra Formação, série 2, no Cine-Teatro
19h30 – Encontro com os filmes – “Amazônia, a nova minamata?”, no Cine-Louge
20h – Exibição do filme “Propriedade”, no Cine-Tenda
20h30 – Exibição do filme “Diálogos com Ruth Souza”, no Cine-Praça
22h30 – Encerramento, no Cine-Tenda
24h – Show com Sérgio Pererê