Site icon Tribuna de Minas

‘Slam só para elas’ reúne poetas neste fim de semana

poetas
PUBLICIDADE
THAINÁ SALES, a Poeta Tay, venceu no ano passado o Slam Poético da Ágora, o Slam MG e a primeira edição do Slam só para elas (Foto: Divulgação)

A Confraria dos Poetas realiza neste sábado (20) e domingo (21), às 18h, com transmissão pelo perfil do Slam Poético da Ágora no Facebook, a segunda edição do “Slam só para elas”, em comemoração ao Mês da Mulher. As inscrições – gratuitas – estão abertas até quinta-feira (18) no perfil da Confraria no Instagram (@confraria_dos_poetas), com um total de 14 vagas, e podem participar mulheres de todas as idades. É preciso apenas que a participante tenha poesias autorais, não precisando ser inéditas.
Segundo o presidente da Confraria dos Poetas, Éric Meireles de Andrade, a primeira edição do “Slam só para elas”, realizado em março de 2020, foi o último evento presencial organizado por eles e aconteceu no Museu de Crédito Real, local utilizado pela Confraria para as edições dos slams. A vencedora foi a Poeta Tay, que também venceu no mesmo ano o Slam Poético da Ágora e o Slam MG.
Desde então, foram 14 edições virtuais no ano passado, e o “Slam só para elas” será o segundo do ano, depois da realização do Slam Poético da Ágora em fevereiro. Para a edição que acontece neste sábado, Éric explica que o tema das poesias é livre, e cada participante terá três minutos para interpretar seus textos.

LAURA PAVÃO foi campeã do Slam Poético da Ágora Virtual, em fevereiro deste ano (Foto: Divulgação)

“A primeira fase acontece no sábado, com a apresentação das 14 poetas. Ao contrário dos outros slams, em que a maior e a menor nota são descartadas, todas as cinco serão computadas e servirão para indicar as classificadas para a semifinal e final, que acontecem no domingo. As classificadas levarão essas notas, que serão acrescentadas às notas da semifinal, para definir as três finalistas. Na final, as dez primeiras notas serão somadas às cinco da última apresentação, somando as avaliações das três fases para então conhecermos a vencedora”, explica, acrescentando que a campeã receberá posteriormente um troféu confeccionado pela professora Helena Coelho.
Éric Meireles destaca, ainda, que o “Slam só para elas” será comandado apenas por mulheres: além das competidoras, o evento terá juradas, slam master e juíza mulheres, bem no clima para destacar a presença e importância delas na sociedade e cultura. “Aproveitamos a data (Mês da Mulher) para reafirmar a luta contra o machismo, a misoginia e a violência contra a mulher. Tenho o orgulho de dizer que as edições anuais da Batalha da Ágora sempre foram vencidas por mulheres, e ano passado tomamos consciência que precisávamos fazer em março de todo ano um slam só com mulheres, com o protagonismo delas. Abrir o direito de fala poética ajuda a conscientizar as pessoas”, afirma. “Por isso, convidamos toda a cidade a acompanhar o slam, tanto homens quanto mulheres, pois será um momento de consciência, poético, lúdico e artístico. É um momento de luta para as mulheres, mesmo que virtual.”

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

Exit mobile version