Unir a tradição do artesanato com o que há de melhor no design brasileiro: este é um dos objetivos da Semana Criativa de Tiradentes (SCT), que tem início nesta quinta-feira e prossegue até domingo na tradicional cidade mineira, a cerca de 150km de Juiz de Fora. No total, o evento terá quatro exposições, 11 palestras e mais 14 eventos paralelos, como oficinas e workshops com objetivo de “fomentar a economia, estimular o empreendedorismo e, ainda, engajar o público na era do capitalismo intelectual”, ressalta a organização. Além dos artesãos locais, a SCT terá entre seus convidados designers de renome nacional.
Dentre os destaques, a mostra LAB 2018 é resultado de uma imersão nos meses de março, junho e setembro com designers e artesãos locais, que desenvolveram produtos expostos no evento. Entre os artistas que irão apresentar o resultado desse intercâmbio estão os designers Alfio Lisi, Fernando Jaeger, Yáskara Idemori Jaeger, Luly Vianna e Maria Helena Emediato; e os artesãos Deise e Fabio Reis, Delano Antunes, Laura Resende e Robson Matias. A exposição poderá ser conferida no Sesi Centro Cultural Yves Alves.
O mesmo local também recebe a exposição “Família Julião”, com trabalhos em madeira de uma mesma família da cidade de Prados, cujo precursor foi Itamar Julião, morto em 2004 e que tem um totem exposto na Pinacoteca de São Paulo. Já o Sobrado Aymorés abrirá suas porta para a exposição “Desdobramentos”, com artistas de Tiradentes que participaram da LAB 2017. “Ela não estava planejada, mas sentimos que os artesão com que trabalhamos no ano passado amadureceram em suas obras, e sempre foi nossa ideia não abandoná-los”, explica a idealizadora da SCT, Simone Quintas, acrescentando que muito disso se deve à mudança de postura deles diante da importância que o evento poderia ter em suas carreiras.
“No início, eles não estavam entendendo a dimensão que o evento teria em suas vidas, mas então viram a repercussão, os lugares em que expomos e em que muitos deles foram conosco. Foi muito legal voltar a criar com eles, agora temos uma exposição, madura, um maior entendimento do design em si. Nossa ideia, agora, é sempre manter os artesãos da edição passada no ano seguinte.”
Intercâmbio constante
Outro ponto que Simone destaca é o intercâmbio que a Semana Criativa de Tiradentes permite entre o ofício tradicional do artesão e a contemporaneidade do designer. “Sempre é uma troca. O designer não vem aqui e muda o que se faz, como se tivessem ‘o segredo’. Ele também passa a ter um novo conhecimento de técnicas, materiais. O artesão, por outro lado, passa a conhecer a importância do refinamento no acabamento, o entendimento que o trabalho manual não é perfeito, mas tem que ser benfeito, acabado, escolher um bom material, ter cuidados que diferenciem suas peças. É aí que o design entra. Não é para impor estilo, técnica, é para mostrar esse caminho que vai permitir ao artesão chegar a outros mercados, ter uma maior valorização de sua obra.”
Além das exposições, a Semana Criativa terá uma série de palestras com designers, artistas e outros nomes de destaque na área, sempre começando às 10h, no Sesi Centro Cultural Yves Alves. Na quinta-feira, a lista inclui Jonathas de Andrade, Bel Lobo e Bob Neri, Felipe Novais e Paulo Biacchi; na sexta, Ana Kreutzer, Vítor Penha, Julia Duarte e Zanini de Zanine; no sábado, Thais Lauton, artesãos e designers do LAB 2018, Barbara Soalheiro e Marcelo Rosenbaum. No mesmo dia, às 19h30, Rosenbaum exibe, no mesmo local, o documentário “Várzea queimada. Espírito, matéria e inspiração”. O encerramento da SCT será no domingo (21), às 11h, no Largo das Forras, com um “Agulhaço” que deve reunir tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros.
Para esta edição, a expectativa é superar os números de 2017, quando cerca de quatro mil pessoas compareceram aos eventos do primeiro ano da SCT. “Tenho certeza que este número vai crescer, mas qualquer prognóstico seria um ‘achismo’. O importante é que a Semana Criativa de Tiradentes teve uma repercussão muito rápida, que pode ser medida pela quantidade de convites que recebemos para expor em cidades como São Paulo, Belo Horizonte”, comemora Simone. “As pessoas estão num momento de olhar para o artesanato e ver que é um saber que não pode morrer.”
Semana Criativa de Tiradentes
De quinta-feira (18) a domingo (21), em Tiradentes (MG). Programação completa no site do evento: semanacriativadetiradentes.com.br