Vai ter árvore, cachoeira, positividade, fauna, paz, tranquilidade, quilômetros de distância da civilização, atividades lúdicas, mobilização ecológica e de relaxamento e música, muita música. Evento que teve início em 2017, o Festival Woodstoca chega à sua terceira edição e tem início nesta sexta-feira (18) na Pousada Toca do Coelho, na Serra do Funil, em Rio Preto, e prossegue até domingo (20) com várias atrações, incluindo shows, oficinas e opções gastronômicas e de lazer.
Aproveitando o clima de comemorações dos 50 anos do Festival de Woodstock, que aconteceu pela primeira vez em 1969, o Woodstoca tem início na sexta-feira, às 20h, com rock e blues. As atrações da noite serão Canuléia, com tributo a Raul Seixas; Negro Leo; Oh Drive; e Marcos Prado. No sábado, as atividades têm início às 10h, mas os shows ficam para a noite, a partir das 18h, com as apresentações de Vini Duarte Blues & Luana Faddley; Ventania e Banda Hippie; Via-Jah; Mauloa; Fernando Pessoa; e Forrutz. Entre os shows, discotecagens de Felipe Cabide; DJ Roots; Lgf (Luis Gustavo Faule); e Chil Zen.
De acordo com um dos organizadores do evento, Ricardo Nerval, a festa vai varar a noite e emendar com o domingo, com o show de Ricardo Do Funil às 11h. Além da parte musical, o festival terá oficinas de didgeridoo, mandala e fotografia; plantio de mudas de árvores nativas da região, oferecidas pela SOS Mata Atlântica; feira de artesanato; festival de bolhas de sabão gigantes e outras atividades para as crianças; constelação familiar; flash day tattoo; praça de alimentação com food trucks e cerveja artesanal; espaço de cura com massagem ayurvédica e terapia com pedras quentes; meditação guiada; e meditação sonora em uma das várias cachoeiras da região. Até as 18h do dia 20, o que não vai faltar é opção para o público.
Em crescimento
De acordo com Ricardo Nerval, uma das preocupações da organização do Woodstoca é proporcionar uma estrutura ainda melhor para quem for até a Serra do Funil, principalmente pelo crescimento do público a cada ano. “Em 2017, recebemos 600 pessoas. No ano passado, foram 1.400. E este ano esperamos duas mil pessoas”, diz ele, elencando algumas das melhorias para a terceira edição do festival. “Criamos toda uma estrutura para este ano, como a praça de alimentação, vinda de food trucks, stands de cervejas artesanais, melhoramos as estruturas dos bares. Construímos um novo palco – um coreto bem grande -, tem o camping para quem quiser acampar, mais pousadas e outros campings. Além das atividades no local, sempre há as opções de cachoeiras, quem for terá uma ligação direta com a natureza.”
Quanto à chegada ao local do evento, Ricardo ressalta as melhorias feitas na via de ligação com Rio Preto. “Para chegar não é difícil. Para quem for de Juiz de Fora, por exemplo, a estrada até Rio Preto é asfaltada, e há sinalização no centro indicando o caminho para a Serra do Funil. São apenas 15 quilômetros de estrada de chão, sendo que fizeram melhorias na parte mais problemática. A estrada está ótima”, afirma, lembrando que no domingo a entrada para o Woodstoca é gratuita. “Queremos que todos participem das atividades culturais.”
Voltando ao crescimento do festival, Nerval lembra que quase 100% das vagas nas pousadas já estão reservadas para o final de semana, mostrando o quanto o Woodstoca ajuda a incrementar a economia na região. “Estamos gerando renda para o pessoal da Serra do Funil. (O Woodstoca) ajuda a incrementar comércio, turismo, gerando renda para todos, e demos prioridade à contratação do pessoal de lá mesmo, para que o dinheiro que chegar lá fique na região. Essa é nossa missão, levar cultura, entretenimento e gerar renda.”
Festival Woodstoca
De sexta-feira (18), às 20h, a domingo (20) na Pousada Toca do Coelho (Sítio São Gabriel – Estrada do Funil, Km 16, Serra do Funil, Rio Preto). Tel.: (32) 3512-8811