A 12ª edição do “Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta” tem início, nesta quarta-feira (15) e segue até o próximo domingo (19). O evento volta a ocupar o Largo das Forras, uma tradicional praça da cidade, e traz programação com diversas exposições, debates, projeções fotográficas, lançamentos de obras, atividades educativas e muito mais. São várias opções voltadas para arte e cultura, tendo o compromisso de trazer nomes importantes do cenário nacional e internacional para a cidade mineira. O evento prevê que o público possa ter contato com as obras de mais de 500 artistas.
Toda a programação do evento é gratuita, contando com mecanismos da Lei federal e estadual de incentivo à cultura e é patrocinado pelas empresas Cemig, Itaú e CBMM. Para o idealizador e organizador do festival, Eugênio Sávio, a programação do evento reflete esse esforço de abarcar diversos públicos. “A fotografia segue como uma linguagem contemporânea, cada vez mais presente na vida das pessoas. Nossa programação não é apenas para profissionais da fotografia, mas sim para quem gosta de imagens, arte e cultura. É um encontro democrático com uma programação bem diversa”, afirma. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Durante os dias de realização do evento, os organizadores destacam a exposição “Outros Outros”, que teve a curadoria de Pedro David e João Castilho, e que traz uma reflexão sobre a fotografia ir ao encontro do “Outro”. Também há o retorno do projeto Moradores, que ganhou o prêmio Rodrigo Melo Franco 2022, que premia iniciativas que colaboram com o Patrimônio Cultural do Brasil. Essa mostra, após dez anos de seu início, retorna ao festival justamente para encontrar os moradores que participaram da primeira versão. Já no Centro Cultural Yves Alves, vão ser realizadas 15 palestras, dentre elas com a participação da fotojornalista argentina Gisela Viola, do fotógrafo indígena Edgard Kanaykó e de um grupo de fotógrafos brasileiros que trabalharam durante a Copa do Mundo do Catar.
Nas oficinas, é possível ter aulas com Marcos Souza, músico e diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica e coordenador do Festival Musimagem, que será instrutor de aulas sobre trilhas sonoras. Também há as oficinas “Brincando com a luz”, com Ana Angélica Costa, Miguel Chikaoka e Nado Rohrmann, e o projeto “Janela Mágica”, em que é possível vivenciar a imagem projetada dentro de uma câmara escura gigante e ainda conhecer mais sobre a história da fotografia e revelação das fotos. Além disso, há o projeto “KOMBInacomFoto”, que transforma uma kombi em sala de aula e traz a fotografia como forma de despertar a consciência ambiental, social e cultural dos estudantes. Ao longo do evento, mais de 30 livros serão lançados com a presença dos autores, e dentre eles estão “Fuga”, de Marcio Scavone, “A Fotografia Popular por Ela Mesma”, edição do Sesc Rio, “Há Tempos”, de Flavio Edreira, entre outros.