Depois de dois anos sem realizar carnaval, as prefeituras das cidades ao redor de Juiz de Fora, finalmente, anunciaram a volta da folia, com programação oficial regada a blocos, shows de samba e pagode e, algumas ainda, com desfiles de escolas de samba. Por causa dos estragos da chuva, tanto Santos Dumont quanto Ewbank da Câmara cancelaram as festividades. Outras, no entanto, já confirmaram as atrações. Conheça a programação de algumas delas.
São João Nepomuceno
A cidade, há cerca de 65 km de Juiz de Fora, já é conhecida por ter um dos carnavais mais tradicionais da região. A folia já tem início nesta quinta-feira (16), às 20h, com o Bloco Zé Pereira. Na sexta-feira (17), a partir das 19h, tem o bloco da Nação Rubro-Negra e, depois, o bloco dos Tourão. O dia termina com show da banda Muito Mais, na Estação do Samba.
Sábado (18), às 16h30, tem o bloco do Bastião Mattos, importante nome do carnaval na cidade. Às 17h30, é a vez do bloco do Edgar Monteiro, que tem como tema o metaverso. As crianças também ganham um baile, às 18h, no Centro Cultural. Às 20h, é a concentração do bloco 4 Gerações. Desfila na passarela do samba os blocos Flor de Lata e Bela Vista, a partir das 21h. Logo em seguida, tem show com a banda Pizindim.
Domingo (19), às 16h, tem o tradicional bloco da Girafa e, no mesmo horário, o bloco da Barra. Já às 16h27, é o bloco dos Ranca Tampa: open bar no Parque de Exposições. Às 17h, é o bloco da Rua do Sapo. As escolas de samba da cidade desfilam a partir das 21h. E é Sandra Portella quem fecha o dia.
Segunda-feira (20), é dia do bloco do Barril, que completa 50 anos e vai reunir todas as rainhas que passaram pelo bloco, às 16h. O cotejo se encerra com show da banda Muito Mais. Já na terça-feira (21), às 16h, tem o bloco 4 patinhas. Às 17h, tem o bloco do Boi e dos Foragidos. Depois, às 18h, mais uma edição do baile infantil. A partir das 21h, as escolas de samba desfilam mais uma vez. E a festa se encerra com show da Alessandra Crispim.
Rio Novo
Rio Novo está a cerca de 53 km de Juiz de Fora, e lá também é destino tradicional dos foliões, com programação recheada de blocos de rua. O carnaval tem início na sexta-feira (17), às 22h, com o bloco Filhas da Titia; às 23h, é o bloco Mixupa, e, à 1h, tem show com Liriano Oliver.
Sábado (18), às 18h, tem um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Zé Pereira. Às 20h, tem o Meia-Hora; às 21h, tem o desfile da escola de samba Mocidade. As bandas Bom Gosto e Relux fazem os shows no dia, a partir da meia-noite.
Domingo (19), às 17h, tem o bloco Netos da Titia; às 18h, o Alegria de Viver; às 19h, o Campo Belo, e às 20h, o Otupatamá. A escola de samba Barrabás desfila às 22h. E o show é com a banda Bazuka.
Segunda-feira (20), saem os blocos Boi Voador, às 18h; o da Cerâmica, às 19h; o Visitantes, às 20h. A escola Mocidade desfila mais uma vez, às 22h. E à meia-noite e meia tem show com a banda Loucura Maior.
O carnaval se encerra com o bloco Zé Pereira, às 18h, e o Boi Molhado, às 20h. Às 21h30, tem o desfile da escola de samba Barrabás. Logo em seguida, show com DJ Scoob, Pixote e, por fim, às 06h, o bloco dos Malas.
Goianá
Próximo a Rio Novo, a cidade de Goianá também divulgou seu carnaval oficial. Ele começa na sexta-feira (17), às 17h30, com o bloco da Melhor Idade. Os shows ficam por conta da banda América Tropical e da dupla Fabrício e Gabriel, a partir das 23h.
Sábado (18), às 18h, tem o bloco Fortaleza. Às 20h, é o Eguinha Pocotó e, às 20h30, a bateria Explosão Elite da Mangueira. O show, às 23h30, é da Loucura Maior.
Domingo (19), às 14h, tem o bloco infantil Dente de Leite. Às 20h, tem o tradicional bloco da Toalha. Logo em seguida, show com a banda Só Love e com Thainá Vasconcelos. Segunda-feira (20), às 20h, tem o bloco das Bananas. E, depois, shows com a América Tropical e com Ricardo Xenon.
Por fim, na terça-feira (21), às 14h, matinê para as crianças com banho de espuma. Às 20h, tem a terceira edição do encontro de todos os blocos de Goianá. Os shows, em seguida, são com o grupo Curta’aê e com a banda Mosaico.
Bicas
Bicas também preparou uma extensa programação carnavalesca. Já na sexta-feira (17), tem a presença da bateria da Mangueira, às 23h. E, à 1h, show com o grupo Mistura. Sábado (18), às 18h, sai o bloco Alta Temperatura e, às 19h30, o Piranhas da Rua da Caixa. O grupo Eterno Aprendiz faz show, às 19h40. O bloco Brabuletas Famosas se concentra, às 20h30, enquanto o Tira Couro, às 21h30. A dupla Leonardo de Freitas e Fabiano faz o show da micareta, às 22h. Beto Kauê sobe ao palco logo em seguida.
Domingo (19), às 16h30, é a concentração da banda Tute. Às 18h, é o bloco da Cana. A partir das 19h30, já tem shows com Juninho Barreto, Cassiano e Akikalô. Já na segunda-feira (20), às 19h, sai o bloco do Centenário e, às 20h, o do Urubu. Às 20h, sobem ao palco Ousasamba, Curta’aê e Beijo Apimentado.
Terça-feira (21), para fechar, às 14h, já tem matinê com Beto Alegria. Às 16h, a banda do Tute participa da batalha de confete. O bloco do Piseiro sai às 18h. Léo de Freitas é quem comanda o show da micareta, às 19h30. A partir das 23h, tem show com o grupo Safadiar, depois Bombocado e banda Cogumelos. A folia se encerra às 05h30, com o bloco do Arrastão.
Chácara
Há menos de 30 km de distância de Juiz de Fora, Chácara também preparou programação carnavalesca, que começa no sábado (18). A folia tem início com a banda América Tropical, às 19h, e, às 23h, é Ricardo Xenon quem comanda a festa.
Já no domingo (19), meio-dia e meia, tem Picolé Bolado. Mais tarde, às 20h, a banda América Tropical volta à folia e, em seguida, às 23h, tem show com Versão Plus. Já na segunda-feira (20), às 15h, tem matinê com banho de espuma. Às 17h, tem show com o grupo Curta’aê. Logo depois, Tulio e Gustavo e, então, Tayná Vasconcelos.
Terça-feira (21), às 14h, tem Kengas. A banda América Tropical volta, às 20h, e, às 23h, a banda Bazuka finaliza o carnaval na cidade.