Site icon Tribuna de Minas

Conheça os vencedores da 17ª edição do Festival Primeiro Plano

PUBLICIDADE
A relação única que pode existir entre pai e filho foi o tema do curta ‘Vida de estradeiro’, de Pedro Victor Soares (Foto: Divulgação)

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora anunciou na noite do último sábado (10), no Teatro Paschoal Carlos Magno, as produções vencedoras de sua 17 ª edição. “Vida de estradeiro”, de Pedro Victor Soares, foi o vencedor do Prêmio Incentivo Primeiro Plano na Mostra Competitiva Regional, e por conta disso receberá R$ 9 mil para produzir um novo curta, que será exibido na abertura da 18ª edição, em 2019. Já o júri da Mostra Competitiva Mercocidades escolheu “Fantasia de índio”, de Manuela Andrade, como melhor, entre outros motivos, por estar alinhada à temática da mostra deste ano, que buscou discutir os direitos em um Brasil plural e diversificado.

Dentre outros prêmios, a Mostra Competitiva Regional concedeu os prêmios Luzes da Cidade para “Onde estará João Vinagres?”, de Mariana Costa; José Sette para “Chuva e breu”, de Danilo Pereira; e o voto popular escolheu “Lugar de quê”, de Karina Orquidia. Na Mostra Mercocidades, Jesús Alves levou o prêmio de melhor direção por “A culpa”; o melhor roteiro foi o de “Fofa”, de Flora Pappalardo”; e Paula Passos (“Coração é terra que ninguém vê”) e Sofia Nunes Lopes (“Inadequada”) foram as vencedores do prêmio de melhor interpretação.

PUBLICIDADE

Organizado pelo Luzes da Cidade, formado por cinéfilos e produtores culturais de Juiz de Fora, o Primeiro Plano teve início no último dia 5 e exibiu um total de 49 curtas nas mostras Mercocidades e Competitiva Regional, além de seis longas inéditos, entre produções nacionais e estrangeiras, tendo como base o Teatro Paschoal Carlos Magno. Houve ainda exibições especiais no Cinemais Jardim Norte, Escola Municipal Nagib Félix Cury, em Penido, e na Praça CEU, em Benfica.

O Paschoal Carlos recebeu ainda exibições especiais da sessão Lanterninha, com produções dedicadas ao público jovem e com recursos de acessibilidade. O evento também contou com encontros e debates, como o Encontro de Coprodução Audiovisual na América Latina, na sede da Funalfa, em que foram discutidas as possibilidades de intercâmbio e financiamento para produções cinematográficas entre dois ou mais países.

PUBLICIDADE
Exit mobile version