Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora tem mostra de artes cênicas on-line

PUBLICIDADE
Produtora cultural e diretora de teatro Adryana Ryal adotou as lives para divulgar o teatro em apresentações que começam dia 16 (Foto: Reprodução)

As entradas ao vivo pelas redes sociais, as “lives”, têm sido a alternativa encontrada pelos artistas para levar entretenimento a seu público, contribuindo para que as pessoas fiquem em casa e não furem o isolamento social. Nesta semana, para se ter uma ideia, a cantora sertaneja Marília Mendonça promoveu um show em seu canal do Youtube, que reuniu mais de 3,2 milhões de expectadores, superando o recorde mundial de audiência em transmissões pela internet, batido dias antes pela dupla do mesmo gênero Jorge e Mateus, que reuniu cerca de 3,1 milhões de usuários na plataforma. Em Juiz de Fora, as lives encabeçadas por artistas e produtores locais resultaram em um outro feito: a realização da 4° Mostra InventaIncena de Artes Cênicas que, pela primeira vez, será on-ine e começa na próxima semana.

Essa reformulação do evento, de modo que ele aconteça mesmo em período de quarentena, foi motivada a partir das lives realizadas no Instagram pessoal da professora, atriz, produtora cultural e diretora de teatro, Adryana Ryal, que também é idealizadora, organizadora e coordenadora da mostra. Ela conta que tudo começou quando precisou utilizar a sua conta para informar sobre o cancelamento de um festival de teatro, que iria acontecer a partir do dia 16 de março, na mesma semana em que a pandemia chegou ao país.

PUBLICIDADE

“Eu sempre utilizei as minhas redes para divulgar os espetáculos e produções. Nunca havia feito uma live, mas com a necessidade de avisar ao maior número de pessoas, abrimos uma para falar sobre o festival. Em 30 minutos registramos a participação de 60 pessoas. Quando encerramos, comecei a receber mensagens perguntando quando seriam as próximas. Foi então que, na partir do dia 17 de março, as lives começaram a ser feitas diariamente, às 22h”, relembra.

Dali surgiu, de forma despretensiosa, uma espécie de programa, no qual Adryana o chamou, carinhosamente, de “De frente com Ryal”. “O artista tem essa necessidade de continuar se apresentando para alguém, se comunicando, compartilhando afetos, significados, símbolos, aprendizagem, história e relações pessoais. Por isso, as lives têm como objetivo promover encontros e reencontros para falar desses assuntos, fomentando a cultura, o teatro e a literatura.”

PUBLICIDADE

À medida em que as entradas ao vivo foram acontecendo, Ryal foi criando roteiros e uma agenda semanal com os convidados e programações. Nesta toada, diversos artistas envolvidos com dança, circo, música e artes cênicas, por exemplo, já participaram do programa, inclusive de fora da cidade, como Ubá, Rio de Janeiro, Camanducaia, Guaxupé, São Paulo, Campo Grande, Espírito Santo, Curitiba, Capão da Canoa, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, São João Nepomuceno, Barroso, Teofiolo Ottoni e Governador Valadares.

Adryana explica que as lives reúnem, em média, 60 pessoas, o que, para ela, representa o público médio registrado nas casas de encenação da cidade, como o Sala de Giz e OAndarDeBaixo. “Com esta frequência, temos casa cheia todos os dias, o que é muito impressionante. Já tivemos lives que bateram 120 pessoas”.

PUBLICIDADE

Esse movimento, para Ryal, demostra também que as lives servem para ajudar as pessoas a lidarem com a ansiedade e as incertezas que o isolamento está provocando. “E como o artista é importante, necessário e que precisa ser valorizado e respeitado. Quando ele mostra a sua arte fazendo uma live, ou se apresentando da varanda do prédio para os vizinhos, ele está entretendo e retendo mais pessoas em casa. O artista está presente nos livros, nas séries, nos filmes, nas novelas, naquilo que as pessoas estão consumindo na quarentena”, ressalta.

(Foto: Reprodução)

Mostra InventaIncena: datas e inscrições

A 4° Mostra InventaIncena de Artes Cênicas acontece nas próximas duas semanas, nos dias 16, 17, 18 e 19 e 23, 24, 25 e 26 de abril, a partir das 22h, em lives realizadas pelo Instagram de Adryana (@adryanaryal). Serão três apresentações por noite, sendo que cada uma delas deve ter entre cinco e 20 minutos de duração. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no mesmo Instagram.

PUBLICIDADE

“No momento em que o participante solicita a inscrição, enviamos a ele o edital com todas as informações sobre a mostra. O anúncio dos selecionados e demais participantes será na live marcada para o dia 14, às 17h. Todos receberão um crachá virtual de participação. Além disso, podem participar de um bate-papo sobre as cenas apresentadas sempre às terças e às quartas-feiras nestas duas semanas de evento”, ressalta.

O objetivo, segundo a organizadora, é reunir pessoas não só da cidade, como da região e estados, de modo a fomentar o setor e mostrar como cada um está se reinventando neste momento. Até esta quinta-feira (9), a Mostra registrou inscrições de artistas das cidades de Teófilo Otoni, Viçosa, Ubá e Conselheiro Lafaiete, além de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Mostra InventaIncena
– Inscrições abertas
-Anúncio de selecionados em live no dia 14, às 17h
-Mostra acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 e 23, 24, 25 e 26 de abril, a partir das 22h, em lives

Instagram @adryanaryal

Exit mobile version