Site icon Tribuna de Minas

Mostra de Graffiti Purencontro acontece neste fim de semana

graffiti
PUBLICIDADE
Prática comum entre os grafiteiros, mural coletivo será feito durante os dois dias do evento (Foto: Divulgação)

A turma do grafite e de outras expressões artísticas se reúnem neste sábado e domingo, a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Gotardelo, no Bairro Caiçaras II, para a décima edição da Mostra de Graffiti Purencontro, evento que busca divulgar a arte do grafite e promover intercâmbio de experiências e técnicas. A mostra tem apoio do Programa Cultural Murilo Mendes e entrada gratuita, e terá outras atrações, como oficinas, apresentações de DJs, grupos de rap e de street dance, campeonato de breaking e slam com premiação em dinheiro e encontro de skatistas. A programação completa pode ser conferida no perfil da Associação Juizforana de Hip-hop no Instagram (@ajh2.oficial).
De acordo com o presidente da Associação, Igor Moreira de Abreu, o Tenxu, o Purencontro reuniu cerca de 900 artistas nas nove edições já realizadas. Segundo ele, o evento surgiu da necessidade observada pelos artistas de promover esse tipo de ação para fomentar o intercâmbio e ampliar o número de novos adeptos. Para a edição que acontece neste fim de semana, serão nada menos que cerca de cem grafiteiros convidados de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Goiás, Pará e Maranhão, entre outros, além do mexicano Dipek e do português John Vianna.
Essa turma terá um desafio invejável: produzir um painel coletivo com cerca de 500 metros de extensão no muro da escola onde acontece a Mostra Purencontro, com tema livre para todos. É de se esperar, então, que um projeto desse tamanho vá consumir uma quantidade considerável de latas de spray para a criação do mural, e é aí que entra a turma do Mangue e Tal.
“Além de realizarem um workshop de artesanato para a comunidade, eles vão conversar com os artistas do evento no intuito de conscientizar sobre o descarte correto de aerossol, que é a matéria-prima que usamos, para que o spray não seja descartado de qualquer forma”, diz Tenxu. “Calculamos o descarte de cerca de mil unidades de tinta spray. Se não pensarmos no descarte correto, vamos poluir a natureza.”

Hora de rever os amigos do graffiti

A Mostra Purencontro também terá – entre outras atrações – Encontro de Skatistas; o lançamento da primeira edição da revista “Fundamento Graffiti”; Baile da 400ml com os DJs Fil e VGS; pocket show com artistas da Saint Germain Records; e o Slam da Perifa e Campeonato de Break da City of Break, ambos com premiação em dinheiro.
Quanto à turma do grafite em particular, Tenxu fala sobre como os artistas lidaram com os mais de dois anos de restrições impostos pela pandemia.
“Não lidaram. Diversos artistas ficaram desempregados e passaram por momentos terríveis. O grafite é a prática mais prejudicada com o isolamento social, (pois) precisamos da rua. Acreditamos que esse evento trará novamente a sensação de retomada das atividades”, relata, ao mesmo tempo que destaca poder realizar novamente a mostra de grafite. “O evento tem o clima mineiro de ser… Purencontro é uma palavra do ‘mineirês’ que quer dizer puro encontro. Queremos nos encontrar, rever os amigos e prestigiar nossa arte juntos.”

PUBLICIDADE
Exit mobile version